Usipa é apta a receber destinação do IR

IPATINGA – A Associação Esportiva e Recreativa Usipa tem projetos esportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e pode receber a destinação de 1% do Imposto de Renda (IR) de empresas e 6% de pessoas físicas. Todo declarante pode optar por esta destinação ao declarar seus impostos.

Desconhecida pela grande maioria, a opção de destinação de parte do Imposto de Renda para projetos esportivos pode trazer muitos benefícios para a população da região. Na Usipa, 430 atletas, participam, entre crianças e adolescentes, de projetos esportivos que também envolvem temas ambientais.

O Gerente de Esportes da Usipa, Josias Alves, ressalta que “é muito importante que as pessoas saibam desta Lei para que Projetos como os realizados aqui no clube possam continuar acontecendo e dando oportunidade a grandes atletas regionais de despontarem nas suas modalidades, mostrarem seu talento e crescerem profissionalmente nesta área”.

Ele lembra que mesmo durante este período de suspensão das atividades presenciais, os projetos na Usipa não deixam de acontecer. “Estamos realizando aulas online, treinamentos virtuais e mantendo todos os alunos em movimento. São muitas as atividades desenvolvidas para que nenhum de nossos atletas deixe de fazer o esporte que ama”, finalizou o Gerente.

Em funcionamento desde 2007, a Lei nº 11.438/06, conhecida como Lei de Incentivo ao Esporte, permite que todo cidadão brasileiro invista parte do que pagaria de Imposto de Renda para financiar projetos nas manifestações desportivas ou paradesportivas educacional, participação ou rendimento, podendo deduzir até 6% do imposto devido na Declaração de Ajuste Anual.

Para as empresas, a dedução pode ser de 1% direcionado para os projetos. Nesse caso, a dedução do imposto é paga no ano seguinte à realização do projeto, após a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

A responsável pelo Setor Financeiro da Usipa, Marcela Andrade, explica que para realizar a destinação “os interessados em contribuir devem depositar o valor diretamente na conta bancária da Usipa, proponente da iniciativa, que foi aberta exclusivamente para o Projeto e é supervisionada pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Feito este depósito, a Usipa fará um recibo, o qual deve ser encaminhado à Receita Federal”.

Hoje a Usipa possui o Projeto Atletas de Aço que está apto em receber este recurso. Este projeto consiste em promover atividades esportivas nas modalidades Ginástica Artística e Judô, com o intuito de desenvolver a aprendizagem motora e contribuir para a formação humana dos infantes por meio dos valores esportivos atrelados aos aspectos educacionais. Serão atendidos 120 beneficiários de 08 a 13 anos, do sexo feminino e masculino, residentes na Região do Vale do Aço.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *