segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

UPA Geraldo dos Reis Ribeiro concluiu a implantação do Programa 5 ‘S’

TIMÓTEO – A UPA Geraldo dos Reis Ribeiro concluiu a implantação do Programa 5S, também conhecido como os cinco sensos, que é uma metodologia que visa a qualidade total na gestão. O objetivo do programa 5S é tornar o local de trabalho melhor, padronizando processos aumentando a eficiência, a satisfação dos colaboradores e a produtividade da organização.

Para marcar a conclusão desse processo de implantação do método, a UPA recebeu o Troféu Top Quality Ouro da MFC Consultoria, que foi a empresa responsável pela implantação do programa. Segundo Maurício Cavalcanti, diretor-fundador da MFC, o processo foi desenvolvido nos 41 setores existentes na UPA.

Ele conta que no último módulo foi lançado um desafio para as equipes da unidade que usou sinalização nas cores representando a evolução na adoção da metodologia. Maurício explica que todos os setores fecharam na cor verde – a mais alta, o que reflete na prestação de serviços aos usuários. “Esse troféu Top Quality Ouro é um reconhecimento ao empenho de todos os colaboradores da UPA”, citou Maurício. A MFC, que está sediada em Juiz de Fora, atua com consultoria desde 1998 e já ultrapassou a marca de 290 implantações do programa 5S em empresas e organizações de todo o território nacional.

A metodologia propõe uma mudança comportamental das pessoas nas organizações incorporando o conceito de felicidade aliada à produtividade, o que acaba se refletindo no usuário final. Para o período de 2021/2022, a meta dos colaboradores da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro é alcançar o troféu Top de Excelência.

Para o diretor da UPA, Belmiro Costa, o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição reflete na percepção da população, além de valorizar os próprios profissionais que atuam na unidade de pronto atendimento. “Buscamos ser referência em atendimento de qualidade na área de saúde do Vale do Aço. Agradeço a todos os apoiadores pelo empenho em oferecer um atendimento de qualidade aos usuários do SUS”, pontuou Belmiro .

Além da implantação do programa 5S, a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro está trabalhando no processo de acreditação pela metodologia da ONA, que é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as organizações de saúde a avaliar seus processos identificando melhorias com foco na segurança do paciente. A acreditação ONA possui reconhecimento nacional e internacional.

“Essa certificação Top Quality Ouro representa a seriedade e compromisso da gestão municipal que em parceria com a OSS Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, mantenedora da UPA, vem prestando um serviço de qualidade à população de Timóteo. Nosso compromisso é trabalhar incansavelmente para garantir a excelência dos serviços da rede de urgência e emergência em sinergia com a atenção primária”, afirmou o secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais, que também marcou presença na manhã desta quarta-feira na UPA.

Eduardo destacou a importância da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro para o Município e por ter implantado o programa 5S. Ele aproveitou para agradecer o comprometimento de todos os colaboradores da unidade. “Participar desse momento traz um sentimento de alegria e vitória pelo trabalho que estamos realizando de reconstruir o SUS em Timóteo, mas também aumenta a nossa responsabilidade de, junto com o Hospital Therezinha de Jesus e das equipes da UPA, continuar prestando um serviço de excelência à população timotense.

Desde a inauguração da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, em 24 de janeiro de 2020, já foram realizadas mais de 97 mil atendimentos Clínicos/Pediátricos, 19 mil exames de Raio-X e 72 mil exames de laboratório. A unidade conta com 11 leitos de internação, 3 leitos de urgência, Clínica médica e pediátrica atendendo 24 horas por dia, com um total de  118 profissionais de saúde.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *