quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo já aplicou 4.310 doses de vacina contra a Covid-19

Foto divulgação/JBN

TIMÓTEO – O Município de Timóteo já aplicou 4.310 doses de vacina contra a Covid-19 de acordo com o cronograma definido no Plano Nacional de Imunização (PNI).  A distribuição das doses pelo Estado obedece aos números de habitantes apontados pelo censo do IBGE e de acordo com as remessas enviadas pelo governo federal.  As duas últimas remessas recebidas pelo município ocorreram no dia 2 de março, quando chegaram 1.100 doses, e no dia 8 de março (540 doses).Dessa forma o Município já recebeu até o presente momento 6.024 doses da vacina. As 4.310 doses foram aplicadas da seguinte forma: 19 idosos institucionalizados e abrigados no Sodalício Tio Questor; 2.515 doses destinadas aos trabalhadores de saúde; 598 aos idosos com mais de 90 anos; 413 doses destinadas ao público com idade entre 85 e 89 anos; e 551 doses em pessoas 80 a 84 anos. Outras 214 doses foram ministradas em domicílio em idosos acamados ou com dificuldades de locomoção.

A partir da próxima quinta-feira, dia 18, existe a previsão de a Secretaria de Saúde dar início à vacinação de idosos com idade entre 70 e 79 anos. Nesta semana, as 17 equipes de vacinação continuam mobilizadas na aplicação de doses em domicílio de idosos com idade superior a 80 anos. O secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, reitera que a vacinação no Município está condicionada ao envio das doses pelo governo de Estado que, por sua vez, depende das remessas enviadas pelo governo federal.

Aliado a isso ainda existe a questão de logística e segurança, uma vez que as doses são organizadas na Central de Imunização e acondicionadas em freezer numa temperatura que varia entre 2ºC e 8ºC.  Diariamente as doses são preparadas, colocadas em caixas térmicas e distribuídas para as Unidades de Saúde de onde as equipes saem para vacinar os idosos em domicílio. “A atuação dessa força tarefa demanda tempo até que a dose chegue na casa do usuário. Isso sem contar os locais de difícil acesso. Por isso é necessário agradecer o empenho dos profissionais envolvidos nos processos de recepção, armazenamento, distribuição e aplicação da vacina”, detalhou Eduardo Morais.

Ele reforçou que o Município segue o Plano Nacional de Imunização respeitando as fases e o público alvo de cada etapa. Em função disso o secretário reforça o pedido de compreensão à população nesse momento difícil em que o vírus está mais agressivo superlotando as UTI´s. “A situação é delicada. É natural a ansiedade com a chegada da vacina, mas é preciso paciência e continuar seguindo os protocolos sanitários. O momento é de unir forças para salvar vidas”, pontuou Eduardo Morais.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *