sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

Roda de conversa orienta mulheres na prevenção do câncer de colo do útero, mamas e ovários.

TIMÓTEO – Como se prevenir contra o câncer de colo do útero, mamas e ovários é o tema da roda de conversa promovida na tarde desta segunda-feira (18/10) na Unidade Básica de Saúde do Alphaville, em Timóteo. A Campanha Outubro Rosa, que vem acontecendo desde o início do mês em várias unidades de saúde do município, orienta as mulheres e chama atenção para a importância da detecção precoce destas doenças. Quanto mais cedo é identificado, mais eficiente e rápido será o tratamento.

A médica do Estratégia de Saúde da Família do Alphaville, Vanessa Anísio e a  enfermeira Edinalva Alves desenvolveram os temas e responderam as perguntas das participantes. “O Outubro Rosa é uma campanha muito difundida, fala do autocuidado da mulher, alertando como nós mulheres somos responsáveis por nossa saúde. Falamos sobre prevenção e sobre os principais tipos de câncer que acometem mais as mulheres como ovários, colo do útero e mamas. Apontamos os principais fatores de risco para a mulher e as formas de tratamento mais indicadas”, contou a doutora Vanessa.

“É importante falar sobre a saúde da mulher não só no mês de outubro.  Estes tipos de câncer são fáceis de detectar e apresentam boas chances de cura, por isso, a mulher deve saber observar as alterações no seu corpo. Primeiro a mulher passa por um especialista, faz exames e recebe o diagnóstico e, então faz o tratamento”, explicou a enfermeira Edinalva.

As mulheres daquela regional e agentes comunitários de saúde ganharam brindes que foram sorteados durante o encontro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *