quinta-feira, abril 18, 2024
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Novo trecho da ferrovia Minas-Espírito Santo poderá passar em Coronel Fabriciano

FABRICIANO – Representantes da Petrocity Portos S.A. estiveram em Coronel Fabriciano para aprofundar as discussões sobre a inclusão do município no novo trecho ferroviário ligando o Vale do Aço a São Mateus, no Espírito Santo (EFMES). A reunião aconteceu nesta segunda-feira, 18/10, no gabinete municipal a convite do prefeito Dr. Marcos Vinicius com a participação do secretariado municipal, lideranças políticas, empresariais e entidades.

Na ocasião, o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, reafirmou o potencial produtivo do Vale do Aço, destacou os projetos em andamento pela Prefeitura e se mostrou favorável à extensão da ferrovia até o Parque Industrial Vale do Aço – Coronel Fabriciano, em torno de sete quilômetros de ferrovia – e a implantação de Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTACs) com porto alfandegário na cidade.

“Já conhecemos bem a proposta de Fabriciano e pude me reunir, recentemente, com o prefeito Dr. Marcos Vinicius. Entramos numa fase de estudos mais minuciosos para o refinamento do traçado ideal. Como bem disse o prefeito, e dado o potencial produtivo do Vale do Aço, poderemos implantar não só uma, mas propor a integração dos municípios com plataformas independentes, mas convergentes para atender empresas que se completam na produção”, afirmou o presidente da Petrocity.

Em favor de Fabriciano, conforme antecipou Barbosa da Silva, estão o licenciamento ambiental e o menor impacto habitacional – ou seja, o traçado da ferrovia no município seria possível sem grandes necessidades de desapropriações, deslocamento de família ou passar em áreas de comunidades tradicionais, indígenas e preservação ambiental.

A Petrocity pretende construir e operar no trecho citado, com cerca de 420 quilômetros de extensão. Conforme o projeto, além da malha ferroviária, o projeto contempla de UTACs, ao longo da nova ferrovia: em São Mateus (maior porto privativo do Brasil) e Barra de São Francisco, no Espírito Santo, e Governador Valadares, Ipatinga e também Coronel Fabriciano, que pode passar a integrar o projeto.

A previsão de investimentos é da ordem de R$ 5 bilhões com início da operação da ferrovia em 2024 e inauguração do porto, em 2026. Em agosto, o Governo Federal publicou a medida provisória 1065/21 criando o Programa de Autorizações Ferroviárias (Programa ProTrilhos), viabilizando assim o projeto e investimento privado nas ferrovias

O novo Parque Industrial de Fabriciano, localizado às margens da BR-381 e EFVM, já conta com gasoduto, linhas de transmissão e lotes para receber empresas de médio e grande porte. O empreendimento ocupa uma área de cerca de 100 mil m², próximo à Ponte Mauá, na divisa com Timóteo. Já o terminal multimodal /porto seco de Fabriciano está entre as 60 estratégicas selecionadas pelo governo estadual a ser priorizada no Plano Ferroviário Mineiro e é único atualmente nesta modalidade, no eixo Vitória-Minas.

APOIO LEGISLATIVO E EMPRESARIAL

O pleito de Coronel Fabriciano tem amplo apoio da deputada federal Alê Silva e também da classe empresarial. Dentre os presentes, o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes, e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Coronel Fabriciano, Antônio Eugênio.

A deputada federal Alê Silva (PSL) antecipou na oportunidade que cumprirá agenda com Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, e vai solicitar a inclusão de projetos que versam sobre o assunto na pauta de votação. Ela também terá reunião junto ao DNIT para solicitar a reforma emergencial da BR-381, no trecho que liga Ipatinga a Governador Valadares. “Vale do Aço é um oásis: muito rico, mas de difícil acesso. Além da extensão da malha ferroviária, precisamos trabalhar para temas emergenciais para melhorar o acesso e capacidade de produção, atraindo investimentos e melhorando a empregabilidade”, disse.

 

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