quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesPolítica

Presidência da Câmara de Timóteo foi “autoritária e desrespeitosa”, afirma vereador Professor Ronaldo

Vereador Professor Ronaldo – Foto PCReis/JBN

TIMÓTEO – Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Timóteo realizada nesta quinta-feira (5), o plenário do legislativo aprovou  requerimento de iniciativa dos vereadores Vinícius Bim, Thiago Torres, Professor Ronaldo e Geraldo Gualberto para a constituição de uma Comissão Especial que fiscalizará o transporte público de Timóteo. O expediente aprovado é fruto da audiência pública, também de iniciativa dos mesmos parlamentares, realizada no dia anterior.

Para surpresa e indignação do vereador Professor Ronaldo (MDB), a Mesa Diretora da Câmara, responsável pela indicação dos componentes da Comissão Especial, o deixou de fora. Insatisfeito, ainda em plenário, o Professor Ronaldo  cobrou do presidente Luiz Perdigão a sua titularidade na comissão, alegando que “o meu envolvimento com este assunto” o credenciava para tal.

De pronto, Luiz Perdigão, se sentindo desrespeitado,  advertiu verbalmente o vereador Professor Ronaldo. “Essa é uma decisão da presidência e o senhor faça o favor de respeitar”.

Na manhã desta sexta-feira (5), o vereador Professor Ronaldo publicou vídeo na rede social, declarando indignação e insatisfação pela forma que foi criada a comissão especial para fiscalizar o transporte público de Timóteo. No mesmo vídeo o vereador acusou o presidente Luiz Perdigão de autoritário e desrespeitoso. “Após a reunião saí totalmente envergonhado daquela Casa Legislativa pela forma em que os trabalhos foram conduzidos”, alfinetou.

“Aceito que a decisão é do presidente da Casa Legislativa, obedecendo ao que está imposto em nosso regimento interno. Contudo reprovo a forma como a escolha foi conduzida. Reprovo ainda a postura autoritária e desrespeitosa pela qual me tratou”, reclamou o vereador do MDB

Ao final, a Comissão Especial ficou composta pelos titulares Vinícius Bim, Thiago Torres e Adriano Alvarenga. O membros suplentes Professor Ronaldo, Beto do Estofamento e Brinnel Tozatti. O vereador Wladimir Careca abriu mão da participação.

Nota presidência Câmara de Timóteo

Em resposta às declarações do vereador Professor Ronaldo, em um vídeo postado em suas redes sociais, a Presidência da Câmara Municipal de Timóteo esclarece que:

Conforme artigo 95, §3° do Regimento Interno desta Casa Legislativa, “ao presidente da Câmara caberá indicar os vereadores que comporão as Comissões Temporárias Especiais e de Representação, assegurando-se, tanto quanto possível, a representação proporcional partidária”.

Em razão da proporcionalidade, o presidente da Casa, Luiz Perdigão, nomeou para a comissão especial, cujo objeto é transporte público municipal, os vereadores Vinícius Bim (PT) e Thiago Torres (PSD) – membros de dois blocos distintos – e Adriano Alvarenga (Cidadania), que é da comissão de Transporte e Sistema Viário, afim à comissão especial em questão.

Tendo em vista que os vereadores Vinícius Bim e Professor Ronaldo (MDB) pertencem ao mesmo bloco parlamentar, denominado “Democrático”, o vereador do MDB não poderia ser incluído como titular da comissão especial. Já um dos parlamentares da bancada do PSB ou do bloco não contemplado teria legitimidade para requerer uma vaga.

É importante ressaltar que o autor do requerimento – neste caso, Vinícius Bim – obrigatoriamente tem que ser membro titular. Portanto, se caso o mesmo desistir de participar da comissão, o vereador Professor Ronaldo poderá ser o substituto.

Cabe salientar que não ocorreu, por parte do presidente da Casa, Luiz Perdigão, desrespeito ao colega vereador na constituição da comissão, que visou tão somente garantir a representatividade dos vereadores, em cumprimento ao Regimento Interno.

As comissões constituídas pela Câmara Municipal de Timóteo – tanto permanentes quanto especiais – são abertas aos parlamentares, portanto, não foi retirado do vereador Professor Ronaldo nenhum direito de atuar como parlamentar e o mesmo poderá participar de todas as reuniões.

A contribuição de cada vereador nos trabalhos da Casa é, inclusive, de extrema relevância e contempla a pluralidade de ideias, fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Veja o que diz o vereador Professor Ronaldo sobre a situação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *