quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesDestaques

No próximo domingo, Igreja Católica comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Arthur Reis é o repórter mirim do JBN  (Foto PCReis/JBN)

FABRICIANO – Há 55 anos a Igreja Católica celebra em todo mundo o DMCs – Dia Mundial das Comunicações Sociais.  Trata-se de uma reflexão sobre a realidade da comunicação e da profissão do comunicador, emitida pelo Papa em memória de São Francisco de Salles, Padroeiro dos Comunicadores.

O tema para este ano é “Vem e Verás” (Jo 1, 46); e o lema “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”, nos quais o Papa Francisco reforça um dos fundamentos básicos do exercício de Jornalismo: procurar a origem da informação, e também reforça a necessidade de “gastar a sola dos sapatos evangelizando”.

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano celebrará o DMCs, em sintonia com a Igreja, neste domingo (16), dia da Ascenção do Senhor, com a publicação de um vídeo alusivo à data, com a palavra do bispo diocesano, dom Marco Aurélio Gubiotti, culminando com a celebração de três Missas, celebradas em cada uma das regiões pastorais diocesanas, conforme se segue: 15h, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade, com transmissão pelo Facebook da paróquia; 19h, no Santuário São Geraldo Majela, em Itabira, com transmissão pelo Facebook do Santuário e Youtube da paróquia Nossa Senhora da Penha; e 19h30, na Co-catedral São Sebastião, em Coronel Fabriciano, com transmissão pelo Facebook da Diocese.

Dia Mundial das Comunicações

O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes.

Portanto, com o intuito de “suscitar na Igreja e no mundo uma atitude social nova e salutar com relação ao uso desses instrumentos”, desde 1967, os Papas escrevem anualmente uma mensagem, discorrendo sobre o tema escolhido para a reflexão de cada ano. Em 2009, temos a significativa mensagem de Bento XVI “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *