terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesSaúde

Ipatinga vai ganhar 20 novos leitos emergenciais de combate à Covid

IPATINGA – Entre inúmeras outras medidas de caráter técnico, político e estrutural tomadas pelo Executivo neste momento, visando conter e amenizar a contaminação pela Covid-19 para evitar o colapso da capacidade de atendimento da rede de saúde local, Ipatinga tem a perspectiva de contar com o suporte de 20 novos leitos de UTI dentro das próximas duas semanas. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Nunes em entrevista coletiva concedida à imprensa regional na manhã desta sexta-feira (12), na sala de reuniões de seu gabinete, com a presença também da ex-secretária adjunta e agora secretária municipal interina da Saúde, Glennia Geane de Souza Louback; do secretário de Governo, Roberto Silva Soares, e do coordenador do recém-criado Gabinete Científico de Enfrentamento ao Coronavírus, Raphael Rangel.

Gustavo Nunes adiantou que os leitos serão incorporados à estrutura do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), que possivelmente terá parte de sua rotina habitual de prestação de serviços transferida temporariamente para a Policlínica. Embasada em análise técnica, a negociação está em fase final junto a uma empresa que já atende ao governo federal dentro dos mesmos moldes. Devido à situação emergencial ditada pelo alto nível de ocupação dos leitos reservados a doentes de Covid na cidade e, ainda, tendo em vista que um processo convencional de licitação para aquisição dos equipamentos demandaria um prazo de no mínimo 30 dias, as novas UTI’s devem ser contratadas em sistema de locação. “Ao mesmo tempo, estamos providenciando imediatamente o reforço de nossas equipes profissionais, além da compra de medicamentos e outros insumos necessários para garantir maior qualidade e agilidade na assistência à população”, informou Gustavo.

Tenda e recursos

De acordo com o prefeito, a aquisição de leitos de UTI pelo município, de forma definitiva, deverá ser realizada na sequência. “Contudo, seria inconcebível ficar omissos neste instante, diante das demandas de urgência que estamos enfrentando sobretudo por Ipatinga ser porta de entrada para doentes de mais de 30 cidades pactuadas em nossa microrregião”.

Gustavo ainda informou que a Prefeitura vai resolver de maneira paliativa, nos próximos dias, um problema recorrente de inundações que acontece a cada chuva forte, no Hospital Municipal, em função de deficiências históricas no telhado da edificação. Segundo ele, uma empresa parceira se comprometeu a doar uma grande tenda que cobrirá todo o prédio do HMEM. “Mas todos sabemos que as carências do local requerem soluções permanentes. Diversas áreas vêm funcionando precariamente há anos, e por isso estamos nos mobilizando para captar recursos nas esferas superiores. Como não temos previsão orçamentária nesse sentido e os recursos próprios do município são insuficientes, estamos envolvendo nossos parlamentares em nível estadual e federal para que se unam em defesa desta causa e nos socorram com a viabilização de investimentos mais sólidos e representativos. A verdade é que o Hospital precisa de uma reforma completa”, disse.

O secretário de Governo Roberto Soares revelou que, para tratar especificamente deste assunto junto ao Ministério da Saúde, uma audiência em Brasília está confirmada para a próxima semana. Na ocasião, o prefeito Gustavo Nunes deverá estar acompanhado de um grupo de deputados que tem atuado em favor da região.

Centro de Enfrentamento

O chefe do Executivo de Ipatinga informou ainda que a Prefeitura espera entregar à comunidade, na próxima semana, parte da estrutura do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, que funcionará no antigo Restaurante Popular, no Novo Centro. “Esta obra deveria ter sido finalizada pelo governo anterior ainda em dezembro de 2020. Porém, isto não aconteceu e então nos reunimos com a empresa responsável pela construção no mês de janeiro, para exigir prioridade. Soubemos que a prestadora de serviço tocava também, na ocasião, uma outra obra do município, de caráter menos urgente. E assim, para acelerar o processo, pedimos que todo o pessoal envolvido nesse trabalho fosse redirecionado e concentrado na empreitada mais imprescindível”, contou.

O funcionamento do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 deverá representar melhorias significativas no fluxograma de assistência aos doentes. Um dos objetivos é proporcionar maior proteção aos pacientes de todas as idades que acessam diariamente os serviços de saúde com outras enfermidades e demandas, tendo em vista que se reduzirão as possibilidades de contato com os infectados.

Decreto, vacinação e cuidados

Sempre lembrando que o governo tem feito “tudo o que é possível” para conter os níveis de contaminação pela Covid-19, inclusive com amplas campanhas de conscientização e intensificação dos trabalhos de fiscalização para garantir o cumprimento de normas sanitárias, o prefeito ressaltou que, “no entanto, os esforços serão vãos se a própria comunidade não compreender como é fundamental a observância dos protocolos de segurança”. Ele mencionou que “por mais que mantenhamos equipes permanentemente mobilizadas para vistoriar estabelecimentos, com atuação inclusive noturna e nos finais de semana, o fato é que não há número suficiente de pessoal para fazer frente ao tamanho da necessidade”.

Sobre o decreto municipal publicado na quinta-feira (11), relacionado com a Covid-19, que oficializa medidas mais enérgicas e restritivas de combate à pandemia, Gustavo Nunes pontuou a implantação de barreiras sanitárias em corredores de trânsito de chegada à cidade, obrigatoriedade de fechamento de estabelecimentos não essenciais – como bares, restaurantes e afins – no máximo às 22h (excetuando-se os serviços de delivery, mas também com cumprimento de protocolos), a limitação do transporte de passageiros de ônibus à capacidade de assentos (sem redução de frota, como exigido da concessionária) e, ainda, a suspensão da circulação dos chamados “trenzinhos da alegria”, por falta de segurança e denúncias de aglomeração e perturbação. Além disso, mencionou a recomendação aos bancos para extensão do horário de atendimento ao público até às 18h.

O prefeito de Ipatinga também ressaltou o esforço do município para ampliar o abastecimento de vacinas e informou que as equipes motorizadas empenhadas na imunização dos idosos em domicílio foram ampliadas de seis para 20, projetando para a próxima quinta-feira (18) a finalização do atendimento das pessoas na faixa etária de 80 a 85 anos e o início da assistência àqueles que têm menos de 80 anos. “Ainda nesta sexta-feira (12), manifestamos oficialmente nosso interesse de integrar um movimento da Frente Nacional de Prefeitos para aderir a um consórcio público formado para aquisição de vacinas junto a laboratórios especializados”.

Gabinete científico e secretária interina

Rapidamente durante a entrevista, o prefeito de Ipatinga também falou sobre ter aceito o pedido para deixar o cargo do agora ex-secretário municipal de Saúde, Juliano Nogueira, assegurando que “ela se deu de forma tranquila, com a garantia de que as portas permanecerão abertas”.

Gustavo aproveitou para apresentar a agora secretária municipal interina da Saúde, Glennia Geane de Souza Louback, “de perfil técnico como outros integrantes do primeiro escalão de governo, servidora efetiva com 13 anos dedicados ao serviço público”. E falou sobre a criação do Gabinete Científico de Enfrentamento ao Coronavírus, sob a coordenação de Rafhael Rangel das Chagas, “biomédico e referência em estudos relacionados à pandemia, que certamente tem muito a contribuir com o nosso governo em estratégias mais eficientes para vencer os desafios impostos por essa doença que aflige não apenas o nosso município, em particular, mas todo o Estado, o país e o mundo”.

“Queremos manter o comércio e as escolas abertas, preservar ao mesmo tempo a saúde orgânica e financeira da cidade, e faremos todo o possível para que a sociedade não seja mais sobressaltada ou viva a insegurança das paralisações”, finalizou o prefeito.

O coordenador do Comitê Científico reforçou: “Já estamos trabalhando na identificação de possíveis variantes do vírus, como forma de oferecer uma defesa mais eficiente aos usuários do sistema de saúde. Pretendemos ainda chegar ao ponto de medir os níveis de contaminação bairro a bairro, a fim de que os moradores tenham maior consciência da necessidade de se cuidarem mais em seus respectivos ambientes familiares e de relacionamento”, adiantou.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *