quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesSaúde

Ipatinga começa a vacinar pessoas acima de 23 anos

Faixa etária atendida no município é a mais avançada entre as dez cidades mais populosas de Minas Gerais

IPATINGA –  A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou nesta terça-feira (10) mais um significativo avanço no cronograma local de vacinação contra a Covid-19. O município inicia nesta quarta-feira (11) o agendamento para atender com aplicação da primeira dose todas as pessoas da cidade que possuem 23 anos ou mais e industriários na mesma faixa etária, além daqueles que já estão aptos a receber a segunda dose.

A iniciativa mostra a eficiência e agilidade com que vem sendo conduzida a imunização nos termos do município, garantindo maior proteção aos residentes. Ipatinga é a primeira cidade entre as dez mais populosas de Minas Gerais a alcançar esta faixa etária, além de figurar entre as mais avançadas do Brasil na aplicação de imunizantes e o combate à proliferação do vírus.

A rapidez na ampliação da imunização, que avança numa mesma semana a novos grupos, vem sendo possível devido à estrutura eficaz montada pela gestão municipal. “É importante destacar o empenho dos muitos profissionais envolvidos para garantir o bom andamento do trabalho de assistência à população em várias frentes. Além do pessoal da Saúde, sempre dedicado e comprometido, outras secretarias trabalham em sintonia, complementando as ações quanto à informática, à logística, muitos outros aspectos de infraestrutura”, salientou o prefeito Gustavo Nunes.

O chefe do Executivo ainda acrescentou: “São inúmeras as ações combinadas e organizadas que nos possibilitam dar esse salto. Hoje, mais de 65% da população está imunizada. Por isso, de maneira especial quero agradecer os nossos profissionais da Saúde, aqueles que trabalham diuturnamente, seja nas UBSs, seja nos drive-thrus, em todas as ações relativas à vacinação, para que nos tornássemos referência no Estado e também em nível nacional”, disse.

 Agendamentos

Para que os munícipes recebam o imunizante, os Agentes de Saúde da unidade mais próxima de sua residência entram em contato. Caso isso não tenha sido feito, a orientação é que a pessoa dentro da faixa etária atendida e aqueles aptos  procure a UBS para realizar o cadastro e, eventualmente, o agendamento.

“O processo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde tem se mostrado bastante eficaz, uma vez que, tanto nas nossas UBSs quanto nos drive-thrus, o atendimento tem sido marcado pela agilidade no que diz respeito à imunização tanto da primeira quanto da segunda dose. Graças ao processo ágil, conseguimos chegar à faixa etária atual antes que a grande maioria das cidades do país, e a tendência é que em breve avancemos ainda mais”, destacou o secretário de Saúde do município, Cleber de Faria.

Pontos de vacinação

No caso dos industriários, a vacinação será realizada no Clube dos Pioneiros da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), nestas quarta e quinta-feira (11 e 12 de agosto), das 8h às 20h30. Os que estiverem dentro da faixa etária de 23 anos ou mais serão atendidos nas UBSs, de 8h às 16h, conforme agendamento.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *