sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

Hospital Márcio Cunha poderá receber equipamento moderno para tratamento do câncer

IPATINGA – O Hospital Márcio Cunha, com sede em Ipatinga, que é referência no combate ao câncer nas regiões do Vale do Aço e Nordeste de Minas, vai ganhar um novo e moderno equipamento que vai possibilitar que pacientes façam o exame de imagem muito utilizado para diagnosticar precocemente o câncer, verificar o desenvolvimento do tumor e se há metástase. Trata-se do PET-CT, ou tomografia por emissão de pósitrons, que é capaz de identificar, de forma precoce e com muita precisão, lesões malignas que não são detectadas pelos exames convencionais. O novo equipamento está sendo viabilizado com recursos do Ministério da Saúde por intermédio e empenho do presidente do Senado, Rodrigo

“Os oncologistas com acesso a imagens PET sabem o quanto o método facilita e acelera as decisões clínicas no tratamento e acompanhamento do paciente com câncer”, afirma o Diretor-Presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Júnior, responsável pela administração do Márcio Cunha.

Salvador também destaca que, com o PET, não será mais necessário levar para Belo Horizonte os pacientes que precisam fazer esse exame. “Com a ajuda do senador Rodrigo Pacheco, vamos proporcionar aos pacientes de Ipatinga e região o acesso inédito a uma tecnologia de ponta”, acrescenta.

Referência no combate ao câncer

O Hospital Márcio Cunha tem uma unidade de alta complexidade em oncologia com radioterapia, que atende Ipatinga e mais 67 municípios da microrregião. O hospital abriga também uma unidade de oncologia pediátrica, que oferece 10 leitos de internação, poltronas para quimioterapia, brinquedoteca e o suporte de uma equipe multiprofissional para atender pacientes e familiares.

Do total de pacientes da oncologia, 85% recebem tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os números do hospital, aliás, são superlativos: são realizadas mais de 24 mil sessões de radioterapia, outras 27 mil sessões de quimioterapia, mais de 23 mil consultas e quase 2.500 exames de medicina nuclear.

Considerado o 5º hospital em número de internações e o 3º em número de partos pelo SUS em Minas Gerais, o Márcio Cunha tem, no total, 548 leitos disponíveis em suas duas unidades. Ano passado, o hospital internou mais de 18 mil pacientes, realizou quase 50 mil sessões de hemodiálise, realizou quase 4 mil partos e mais de 121 mil atendimentos no seu Pronto Socorro.

“Somos referência regional no combate ao câncer, mas o nosso compromisso é trabalhar para melhorar e aperfeiçoar o atendimento oferecido aos nossos pacientes. Com o PET, que estamos conseguindo graças ao trabalho do senador Rodrigo Pacheco e do nosso amigo Alexandre Silveira, vamos colocar o Márcio Cunha em outro patamar. E essa é uma excelente notícia para a população da nossa região”, destaca o Diretor-Presidente da Fundação São Francisco Xavier.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *