domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

A falta de aparelho de tomografia no Vital Brazil, continua sendo um problema sério. Veja vídeo

Foto e vídeo: PCReis/JBN

TIMÓTEO – Na noite desta quinta-feira (8) o assunto da “falta de aparelho de Tomografia” no Hospital e Maternidade Vital Brazil voltou a ser discutido, quando o Samu chegou com um paciente acidentado no trânsito, após preenchimento da ficha, de imediato, o paciente teve que ser direcionado para Ipatinga, por falta do aparelho.

A ausência deste aparelho foi repercutida em uma reportagem do JBN publicada no dia 2 de junho. Na ocasião, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mantenedora do Hospital e Maternidade Vital Brazil disse em nota enviada ao JBN, que em decorrência do questionamento sobre a falta de aparelho, a unidade hospitalar conta com o equipamento, que é do estado e que, periodicamente para a segurança dos pacientes, realiza junto à entidade a manutenção preventiva. “Contudo, os pacientes que necessitam realizar exames estão sendo encaminhados para os serviços de referência da região”, afirmou a nota.

Situação recorrente

O JBN apurou através de um funcionário do hospital que pediu para não ser identificado, o ocorrido nesta quinta-feira mostra claramente que o aparelho de tomografia no Hospital e Maternidade Vital Brazil informado pela Fundação São Francisco Xavier, continua quebrado e sem a manutenção afirmada na nota enviada a JBN no dia 2 de junho.

Uma pessoa que estava acompanhando um segundo paciente com princípio de infarto, disse que a questão é muito séria, porque Timóteo não pode sujeitar tal situação, já que a Fundação São Francisco Xavier se propôs a prestar um serviço de excelência na cidade. “O caso da pessoa que estou acompanhando, também só será resolvido com a transferência para Ipatinga. Isso aqui está funcionando como um paliativo ou um pronto socorro. Este mesmo serviço está sendo feito na UPA Geraldo dos Reis Ribeiro”, alertou o cidadão que também pediu para não ser identificado.

Prefeito Douglas

O prefeito Douglas Willkys confirmou ao JBN  que o tomografo do hospital estragou há pouco mais de um mês. Segundo ele, “providenciamos o reparo, mas ao recebermos o orçamento chegamos à conclusão que não valia a pena fazer o conserto de cerca de 800 mil reais. Também não foi viável alugar, pois o prazo mínimo de locação é 36 meses, o que no final das contas também ficaria o mesmo preço de um novo. Um aparelho novo custa em torno de R$ 1,2 milhão”, contou o prefeito na noite desta quinta-feira, acrescentando que conseguiu R$ 628 mil com o Dep. Hercílio Coelho Diniz e a Prefeitura vai completar o restante para a compra de um aparelho novo. A compra já está em processo de licitação.

“Hoje nenhum morador fica sem atendimento. Durante o dia estamos comprando o exame na Unimag e em casos de urgência como este pode ter sido destinado a Ipatinga”, afirmou o prefeito.

VEJA MAIS:

Falta de Aparelho de Tomografia no Vital Brazil denunciada por leitores, tem resposta da FSFX

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *