sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Bolsa Família de Timóteo: Período de pesagem de gestantes, mulheres de 14 a 44 anos e crianças

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e Qualidade de Vida, e de Assistência e Desenvolvimento Social, promove no período de 31 de março a 30 de abril, a atualização da pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família. O público alvo são as gestantes, mulheres de 14 a 44 anos e crianças de 0 a 6 anos, 11 meses e 29 dias. A pesagem será feita nas unidades básicas de saúde mediante agendamento.

Os agentes comunitários de saúde (ACS) entrarão em contato com os beneficiários constantes lista originada do CADÚNICO (Cadastro Único), emitida pelo Ministério da Saúde, para o agendamento do dia e horário que deverão comparecer em sua Unidade de Saúde de referência. A pesagem, juntamente com a mensuração da altura, será realizada no horário da tarde. Deve ser apresentado o cartão de vacina, cartão de gestante, cartão do Bolsa Família e o RG do Responsável Familiar. Todos devem seguir as medidas de segurança sanitária, com o uso de máscara, inclusive as crianças, e álcool gel e manter o distanciamento social.

A pesagem é obrigatória e atende uma das condicionalidades para o recebimento do benefício do Bolsa Família, vale lembrar que o descumprimento desta condicionalidade da Saúde pode levar a suspensão do benefício. O repasse dos valores é vinculado ao cumprimento de compromissos (condicionalidades) nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. O objetivo das condicionalidades do Programa é garantir a oferta das ações básicas de saúde, e potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias, contribuindo para a sua inclusão social.

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa federal de transferência direta de renda à famílias em situação de vulnerabilidade, com a finalidade de promover seu acesso aos direitos sociais básicos e romper com o ciclo intergeracional da pobreza. Em Timóteo, com base em dados do Ministério da saúde, o Programa beneficia atualmente cerca de 5.584 beneficiários, sendo que destes 1.663 são crianças e cerca de 72 gestantes com acompanhamento de pré-natal.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *