terça-feira, abril 16, 2024
DestaquesPolítica

Assembleia Legislativa instala 3ª Sessão Legislativa e retoma trabalhos

Redação – Com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 no Estado, foi instalada na manhã desta segunda-feira (1º/2/21), em Reunião Solene de Plenário, a 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura (2019-2023) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A solenidade foi conduzida pelo deputado Bráulio Braz (PTB), o parlamentar mais idoso da Casa, tendo sido recebida na reunião mensagem do governador Romeu Zema (Novo), a ser publicada no Diário do Legislativo, na qual o chefe do Executivo encaminha ao Legislativo informações sobre a situação do Estado, em cumprimento ao que determina o artigo 90 da Constituição do Estado.

A instalação da 3ª Sessão Legislativa marcou o início das atividades neste primeiro dia de retorno dos trabalhos do Legislativo após o recesso parlamentar.

Na parte da tarde, a Mesa da ALMG eleita para dirigir os trabalhos da ALMG até o fim da legislatura, em janeiro de 2023, tomará posse em Reunião Especial marcada para as 14 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, onde o deputado Agostinho Patrus (PV) será reconduzido à presidência do Legislativo Mineiro.

Além do presidente, serão ainda reconduzidos à Mesa, conforme eleição realizada em dezembro passado, os deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB), como 1º-vice-presidente; Alencar da Silveira Jr. (PDT), como 3º-vice; Tadeu Martins Leite (MDB), como 1º-secretário; Carlos Henrique (Republicanos), como 2º-secretário; e Arlen Santiago (PTB), como 3º-secretário.

Já a 2ª vice-presidência passa a ser ocupada pelo deputado Doutor Jean Freire, que substitui Cristiano da Silveira, ambos do PT.

Também nesta segunda (1°), haverá a posse  do deputado Bernardo Mucida. Em cerimônia às 17 horas, no Salão Nobre, ele assumirá cadeira deixada pela deputada Marília Campos (PT), eleita prefeita de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Advogado e cientista político, o parlamentar foi vereador de Itabira (2013-2016), na Região Central, e tem como principais bandeiras a diversificação econômica das cidades mineradoras e a construção de municípios sustentáveis.

Funcionamento da Casa – Com a instalação da Sessão Legislativa, a partir desta segunda (1°) o funcionamento da Assembleia volta a seguir o horário de expediente ordinário, das 7h30 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

O acesso de visitantes aos gabinetes parlamentares também volta a ser permitido, mas a partir desta terça-feira (2).  Com o retorno das visitas, ficará mantido o limite de até dez pessoas por dia, sendo até cinco por turno, sendo necessária prévia comunicação ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

Em função do acesso do público externo, voltam a funcionar também, no Hall Administrativo do Palácio da Inconfidência, os procedimentos de credenciamento e de segurança por meio dos detectores de metais.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *