sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaquesMeio Ambiente

Expedição Piracicaba abre comemorações em homenagem ao Meio Ambiente em Timóteo

TIMÓTEO – A passagem da Expedição Piracicaba Pela Vida do Rio nesta segunda-feira, 3 de junho, em Timóteo abriu no município as comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, dia 5.

A programação incluiu a recepção dos integrantes da expedição no rio Piracicaba, no trecho no distrito de Cachoeira do Vale; uma atividade solene em frente à Igreja São José, no Centro Norte; visita a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Limoeiro e um fórum de debates.

A Expedição Piracicaba pela Vida do Rio é uma organização dos parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo (PEIA): Altec, CBMMG, Cefet/Campus Timóteo, Cemig, Codema, Copasa, Floresta Urbana, Fundação Aperam Acesita, IEF/PERD, Metal Nobre, Oil Tech, Prefeitura de Timóteo (Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente/Subsecretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Solucionar, Superintendência Regional de Ensino e Thermon Indústria Mecânica.

A expedição saiu no dia 26 de maio de Ouro Preto, nascente do rio Piracicaba e encerra a travessia em Ipatinga, na sua foz. De acordo com o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, Flamínio Guerra, a iniciativa tem como objetivo um trabalho técnico científico de recolher amostras de água e de solo lançados no rio, identificando os seus componentes químicos. “Estamos mobilizando os municípios da bacia e unindo esforços para que o rio tenha melhores condições ambientais”, explicou.

A subsecretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Timóteo, Lucília Morais, explicou que a expedição é muito importante por trazer para a população a consciência de que é preciso preservar os recursos hídricos, principalmente o rio. Ela lembra que o trabalho desenvolvido pela expedição traz informações reais sobre a qualidade da água, esgotamento sanitário e os resíduos sólidos existentes na água do rio.

À noite o auditório da Prefeitura de Timóteo recebeu o Fórum das Águas Vale do Aço, com o tema “Vulnerabilidade do Sistema de Abastecimento de Água”. Na oportunidade, representantes da Copasa fizeram uma explanação sobre quais as medidas adotadas em caso de um acidente com a mina de rejeitos em Barão de Cocais e que pode afetar o fornecimento de água na região.

Mais programação

No dia 6 de junho, a Prefeitura e a equipe da Divisão de Ações Ambientais (DVAA) da Copasa conduzirão o Diálogo Interativo com apresentação do Programa Pró-Mananciais aos alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado (MAMP), seguido de visita à Área de Preservação Permanente (APP) localizada no Bairro Alphaville, objeto de plantio realizado em parceria com a Copasa.

No dia 14 de junho, a equipe da Prefeitura em parceria com empresa Solucionar dará continuidade ao Diálogo Interativo estendendo a apresentação do Programa Pró-Mananciais a toda a comunidade escolar da MAMP.

No dia 19 de junho, será realizado em parceria com a Feam/Gesois, Ascati e demais parceiros, o seminário de apresentação do Diagnóstico para Ampliação Coleta Seletiva a toda a comunidade.

O secretário municipal de Educação e vice-prefeito, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, reforçou a importância da iniciativa da Expedição Piracicaba como forma de conscientizar a população sobre a necessidade de resgatar o rio para dar uma melhor qualidade de vida aos moradores. “Temos que criar ações concretas para resgatar no rio Piracicaba”, resumiu o secretário, que aproveitou para agradecer as entidades, instituições e empresas envolvidos na ação que marca o Mês do Meio Ambiente.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *