quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesEducação

Cotada para fechar em 2019, escola de Fabriciano conquista prêmio estadual no IDEB

Fabriciano – O vereador Marcos da Luz (PT) apresentou nesta sexta-feira (25) na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano o requerimento nº 107/2020, através do qual manifesta seu apoio e reconhecimento à E. E Tancredo de Almeida Neves (foto), do bairro São Domingos, 2ª colocada na variação de desempenho do IDEB (Índice Desenvolvimento Educação Básica) dos anos finais, conforme Resolução 4.416/2020 da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Cotada para fechar em 2019, a Escola foi premiada no “IDEB Transformação” da Secretaria de Estado de Educação, pelo excelente resultado obtido no IDEB/2019, indicador que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas. Na categoria “Variação do IDEB”, que contempla unidades escolares pela variação positiva do IDEB de 2017 e 2019, a escola ficou em segundo lugar nos anos finais do ensino fundamental.

O Prêmio IDEB Transformação é destinado à reconhecer as escola públicas estaduais com destaque no Sistema de Avaliação na Educação Básica (SAEB). De acordo com o vereador Marcos da Luz, que liderou o movimento contra o fechamento da escola em 2019, a unidade viveu dias de apreensão ano passado, sob risco de fechamento. Contudo, a escola volta a sorrir em grande estilo, obtendo este reconhecimento por aproveitamento.

Em entrevista à uma rádio da região, a diretora Cristiane Lana ressalta que “estamos muito felizes com a notícia e agradeço a todos que colaboraram para esta conquista”. “Diante de tudo que passamos e enfrentamos ano passado, com o possível fechamento da nossa escola, este é um presente valioso que recebemos. E sabemos também que foi fruto de muito trabalho e comprometimento de toda nossa equipe”, diz.

Mobilização

Segundo ela, a partir da mobilização ocorrida houve a opção da SEE pela manutenção da escola, investindo nela como instituição de ensino médio integral profissional. “Acredito na continuidade do trabalho. Este resultado no IDEB, avaliação de âmbito nacional, somou para o aumento da credibilidade de nossa escola. Houve também a reestruturação do setor pedagógico, com o programa jovem do futuro, metodologia que permite mapear os pontos positivos e principalmente as fragilidades da escola, e a partir delas traçar ações para saná-las”, enfatiza.

Valorização da comunidade escolar

“Parabenizamos toda a equipe diretiva, professores, trabalhadores da educação, alunos e pais pela conquista importante que valoriza a comunidade escolar e incentiva a continuidade da busca de educação de qualidade. Contem sempre com o nosso mandato no esforço de melhorar cada vez mais a educação pública em nosso município!”, declarou Marcos da Luz.

A escola funciona em prédio alugado no bairro São Domingos, desde 1985, possuindo atualmente 206 alunos matriculados no ensino médio regular, EJA, médio integral profissional de logística e técnico de logística noturno, cursado concomitante com o ensino médico.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *