sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolítica

Vítimas da chuva em Timóteo e Fabriciano podem ter isenção da conta de água e taxa de esgoto

 

Redação – Levando em consideração de que as famílias vítimas da chuva que castigou as cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo, no último final de semana, estão gastando um grande volume de água para fazer a limpeza e ter as condições mínimas sanitárias para voltarem as suas casas, os prefeitos Dr. Marcos Vinicius (Fabriciano) e Douglas Willkys (Timóteo), os vereadores Adriano Martins  (Fabriciano) e Luiz Perdigão (Timóteo), solicitaram da presidência da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (COPASA), a isenção do pagamento da conta de água e esgoto para as famílias cadastradas pela Defesa Civil nos dois municípios.

O governador Romeu Zema e presidente Jair Bolsonaro, reconheceram os decretos de situação de emergência das duas cidades, que possibilitarão alocar recursos para “um acolhimento a altura do que as famílias necessitam”, explicou o prefeito Douglas Willkys. O prefeito Dr. Marcos Vinicius, disse que a sua administração sabe que no momento os governos estão preocupados com mais de 100 cidades e que os recursos são poucos. “A gente sabe que o ‘cobertor está curto’ para todo mundo. Mas neste momento de grande dificuldade, cada um deve fazer a sua parte e ajudar quem mais precisa”, comentou o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

Os pedidos de isenção que poderão beneficiar inúmeros moradores encaminhado pelos prefeitos e pelos vereadores, foram direcionados ao presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro. Nos documentos, os políticos pedem a suspensão da conta por um período de 90 dias, retroativo a janeiro. Os prefeitos Marcos Vinicius e Douglas  Willkys encaminharam os pedidos nesta quinta-feira (30). Os vereadores irão protocolar os documentos nesta sexta-feira (31).

ESTRAGOS DA CHUVA

No município, 420 pessoas foram desalojadas pelas fortes chuvas. Deste total, 147 já voltaram para suas moradias. Três pessoas foram desabrigadas e houve registro de um óbito. Os dados são do Comitê de Crise atualizados na quinta-feira, 30. Entre os dias 23 e 26 de janeiro, choveu 239 milímetros – 61% do volume esperado para janeiro em Fabriciano, estimado em 390 milímetros. Já o Rio Piracicaba atingiu 9,5 metros – acima dos 6,20 metros que ocorre o transbordamento – e represou o Ribeirão Caladão, gerando estragos e alagamentos em diversos bairros da cidade.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *