sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Univaço recebe selo de Instituição Socialmente Responsável

“Responsabilidade social se faz com a participação de todos os integrantes de uma organização. ” A afirmação é da coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Pedagógica e Atitudinal (NAPA) da Univaço, Niura Sueli Martins, ao comentar os projetos desenvolvidos pela Instituição na área social em 2019. Projetos que foram reconhecidos pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMS) que, mais uma vez, certificou a Univaço com o Selo Instituição Socialmente Responsável, atestando o comprometimento da Instituição com a busca de soluções que minimizam problemas sociais e ambientais.

O selo confere à Instituição o título de organização socialmente responsável e tem como objetivo certificar que a faculdade participou da 15ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, e que está verdadeiramente engajada com um ensino responsável.

“Essa certificação confirma o compromisso da Univaço com a comunidade como fomentadora do bem-estar social, no momento em que essa promove e apoia ações com foco no desenvolvimento da comunidade. Ações que corroboram com a concretização da missão institucional da faculdade, contribuindo na formação de um profissional médico comprometido com a ética e a responsabilidade social”, reforça a coordenadora Niura sobre a relevância de atividades de cunho social na Instituição.

Sobre a campanha

Instituída em 2005 pela ABMS, a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular tem por objetivo apresentar ao público projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, meio ambiente, entre outros, visando demonstrar, com fatos e números, que as instituições vêm cumprindo com a sua responsabilidade social.

Na Semana da Responsabilidade Social, a Univaço promoveu palestras sobre a temática “Valorização: a vida pede esse alerta” e mobilizou colaboradores, professores e alunos na produção de mensagens positivas sobre o tema. Além de outras atividades realizadas durante o ano como a campanha de cadastramento de medula óssea.

Outro importante fomentador de ações sociais na Instituição são os Projetos de Extensão. Um deles é o de Aspectos Informativos com Foco nos Usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Ipatinga, que tem por objetivo atender a demanda de informação na área da saúde visando a higiene, estimulação e o desenvolvimento dos usuários e cuidadores, além de participar de ações de inclusão realizadas pela entidade.

Esse projeto realiza, pelo menos, quatro intervenções ao longo de cada semestre e aborda conteúdos para promover a melhoria da qualidade de vida e a inclusão do público da APAE. A abordagem acontece por uma perspectiva de educação inovadora, que possibilita a criatividade e também o divertimento.

O projeto também trabalha a educação alimentar do público da APAE, para conscientizá-los sobre a importância de boas escolhas nutricionais como fruta e ingestão de água. Essa atitude contribui com o conhecimento dos usuários sobre alguns alimentos e seus benefícios.

“As ações da Univaço contribuem na formação de jovens a fim de melhorar e promover o bem comum. Seja por meio de palestras, eventos, Projetos de Extensão, entre outros, buscou-se sempre envolver a comunidade e assim estimular a solidariedade.  É gratificante ver o empenho do nosso público interno no planejamento e realização das atividades e os benefícios dessas ações para a comunidade do entorno da Univaço”, conclui Niura Sueli Martins.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *