sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Secretaria de Assistência Social de Timóteo acolhe as vítimas de abuso e exploração sexual

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosanna Borges Moura,  disse que “é preciso mostrar que existe uma rede sócio assistencial para proteger as crianças e adolescentes”.

Timóteo – A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo vem divulgando materiais educativos pela internet sobre como enfrentar casos de abusos e exploração sexual de crianças. No caso do CREAS, referência no município para denúncias de violência, os atendimentos são realizados por agendamento prévio. O Conselho Tutelar procede da mesma forma no recebimento e apuração de denúncias. Todos os integrantes da Rede de Proteção à Criança, vem fortalecendo a comunicação pelas redes sociais.

Para denúncias anônimas, a população pode recorrer ao Disque 100, um canal nacional para denúncias que serão encaminhadas ao Ministério Público e ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social do município. Para denúncias locais, temos o CREAS, pelo telefone (31) 3849-6716 e Conselho Tutelar pelo (31) 3849-1758.

Vídeo

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo chama atenção para o dia 18 de Maio, que foca o Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de todo o país. Impossibilitados de promover a campanha com ações presenciais em função da pandemia do Coronavírus, a rede de atendimento às crianças do município gravou um vídeo na manhã desta sexta-feira (08/05), para convocar a sociedade à abraçar a causa da proteção. A gravação aconteceu no gramado do Campo do Palmeiras, no bairro Primavera, com a colaboração dos diversos representantes da Rede de Proteção da Criança em Timóteo formada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (CRAS e CREAS), Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Poder Judiciário, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho dos Direitos da Mulher, Instituições de Acolhimento (Ipê e Lar Jesus de Nazaré) e Conselho Tutelar. O material será postado nas redes sociais no próximo 18 de Maio.

A secretária de Assistência Social Rosanna Borges Moura ressaltou a importância do trabalho entre os diversos setores para alcançar mais efetividade e proteção em tempos de pandemia. “Quero destacar o maior cuidado com as crianças em tempos de pandemia pelo Coronavírus. Sabemos que as crianças estão ficando mais tempo em casa, no período sem aulas, e, por isso, estão mais suscetíveis aos riscos de violência. Os nossos olhares devem estar atentos para impedir qualquer tipo de abuso, alerta Rosanna.

Conselho Tutelar

A equipe do Conselho Tutelar de Timóteo está atendendo temporariamente em novo endereço, no Centro Municipal de Educação Integrada (CMEI), a Alameda 31 de Outubro, nº 405, com entrada também pela Praça 1° de Maio. As instalações do Conselho Tutelar no bairro Primavera estão passando por reformas.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *