quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesPolícia

Interditado, presídio de Timóteo recebe melhorias e a visita de um batalhão de autoridades

TIMÓTEO – Nesta sexta feira (4), foi realizada uma visita ao Presídio de Timóteo que se encontra interditado por meio de Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Timóteo, que constatou à época superlotação crítica, abastecimento de água deficiente, falhas nas instalações elétricas, dentre outras carências.

As autoridades tiveram a oportunidade de conhecer todas as obras de melhoria das instalações do presídio iniciadas em 2017, com recursos de prestações pecuniárias provenientes de uma parceria entre o Consep e o Tribunal de Justiça, somando cerca de R$ 170 mil e mão de obra dos próprios apenados. As obras foram: melhoria do fornecimento de água com a construção de um poço artesiano, reforma das celas, elevação do telhado com a troca de caixas d’água, acesso à guarita 3 pela guarita 2 interligando as duas para propiciar melhor circulação de ar, construção de lavanderia, reforma da guarita 3, construção do auditório e duas salas multiuso para atividades laborais e estudantis, construção de alojamento para os agentes penitenciários, reforma do anexo B – núcleo de saúde. Algumas intervenções ainda estão em andamento como: reforma do hall de entrada, do alojamento B, do anexo administrativo A, do alojamento A, bem como da cela albergue.

Para o secretário adjunto da Secretaria de Administração Prisional, Marcelo José Gonçalves da Costa, a desinterdição é uma grande possibilidade. “O trabalho da comunidade é fundamental. Todo o envolvimento da sociedade, por meio do Consep, surpreende pelo envolvimento e pelo resultado atingido. Eu tenho absoluta convicção, que após esta visita temos muito mais condições de desinterditar a unidade. Acho com o que pudemos ver, teremos segurança em apresentar ao Ministério Público e ao Judiciário, pois existe a condição concreta do presídio receber os apenados que daqui foram retirados.”

Para que o presídio seja desinterditado será necessário que uma petição seja assinada pelo Ministério Público e pela Advocacia Geral do Estado, atestando as condições necessárias ao bom funcionamento da unidade. Segundo informa Marcelo Costa “os critérios para a desinterdição foram sanados”, restando agora encaminhar o processo ao Ministério Público.

Entre as autoridades que participaram da visita estavam vereadores de Timóteo e Coronel Fabriciano, o diretor geral do presídio, Leandro Cristino, o secretário adjunto da Secretaria de Administração Prisional, Marcelo José Gonçalves da Costa, o deputado estadual, Celinho do Sinttrocel, o diretor da 12ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) e diretor do Presídio de Ipaba, João Batista, os delegados, Dr. Jorge Caldeira e Dr. Augusto Drumond, o comandante da 85ª CIA de Polícia Militar, major Werner Santos, o presidente do Consep Intermunicipal, Edward Garzon e o representante da Pastoral Carcerária, José Carlos de Paula.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *