sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesPolítica

Revisão do Plano Diretor de Timóteo é tema de debates em Audiências públicas

Timóteo – Ao longo desta semana são realizadas consultas junto aos moradores e representantes de entidades para elaborar um diagnóstico a respeito da cidade

O cronograma de audiências públicas para subsidiar a revisão do Plano Diretor Participativo de Timóteo encerrou o segundo dia de trabalhos com um saldo positivo em torno das demandas apontadas pelos participantes. Ao longo desta semana serão realizadas um total de oito encontros que culminarão com uma audiência pública agendada para sexta-feira, às 19h, no auditório da Prefeitura de Timóteo.

As audiências são coordenadas por técnicos do Consórcio Ecotécnica/Detzel, responsável pelo estudo que vai orientar o desenvolvimento e o crescimento de Timóteo para os próximos 10 anos. Um dos principais pontos na revisão do Plano Diretor é o incentivo à participação popular e a transparência na divulgação das informações. As audiências estão sendo transmitidas ao vivo e também podem ser acessadas pela rede social da Prefeitura de Timóteo no Facebook.

De acordo com o arquiteto Walter Gustavo Linzmayer, que é coordenador dos trabalhos pelo Consórcio Ecotécnica/Detzel, desde o lançamento da revisão do Plano, em novembro de 2019, já foram elaborados seis produtos com mais de 400 páginas com fotografias, gráficos e relatórios. Todo o material pode ser acessado em http://www.timoteo.mg.gov.br/69/plano-direto-timoteo.

Dinâmica

Antes dos trabalhos em grupos nas audiências, Walter Linzmayer faz uma breve apresentação sobre levantamentos realizados como geologia, hidrologia, aspectos socioeconômicos, mineralogia, bem como uso e ocupação de solo, dentre outros temas relevantes que impactam diretamente o dia a dia da população. A indústria de transformação, de serviços e administração pública, por exemplo, ainda são o carro chefe da economia local.

Após essa explanação são formados grupos entre os presentes para recolher sugestões a respeito de assuntos relacionados a condicionantes, deficiências e potencialidades da infraestrutura de serviços oferecidos à população. Esse material será reunido em um documento a ser revisto em uma nova rodada de audiências agendada para o mês de abril.

“Essa fase de coleta de informações para a revisão do Plano Diretor é muito importante para fundamentar o documento, pois ele vai refletir os anseios e as necessidades de toda população em relação a um desenvolvimento econômico sustentável”, ponderou o prefeito Douglas Willkys.

Cronograma das audiências

11/03 (Quarta-feira) – 19h –  Consulta pública comunitária – Setor 5 (Região Oeste):

Distrito de Cachoeira do Vale e bairros Alvorada, Novo Tempo, São Cristóvão, Timotinho e Vale Verde.

Local: Escola Municipal de Educação Infantil João Bolinha

19h –  Consulta pública comunitária – Setor 6 (Região Sudoeste): Bairros Ana Moura, Alvorada, Novo Tempo, São Cristóvão, Timotinho e Vale Verde.

Local: Escola Municipal de Timóteo

12/03 – (Quinta-feira) – 19h – Consulta pública comunitária – Setor 7 (Região Leste) – Bairros Alegre, Alphaville, Limoeiro, Nova Esperança, Macuco, Santa Terezinha, Recanto do Sossego e Recanto Verde.

Local: Escola Haydée de Souza Abreu

13/03 – (Sexta-feira) – 19h – Audiência Pública com toda a população

Local: Auditório da Prefeitura

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *