sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Liberou geral: Shopping, bares e restaurantes em Ipatinga abrem as portas a partir desta quarta-feira

Números positivos contabilizados pelas autoridades de saúde no combate à pandemia de Covid-19 oferecem a estabelecimentos comerciais sinal verde para retomada de suas atividades, com obediência a normas sanitárias, a partir desta quarta-feira (19)

Ipatinga –  A constatação de expressivos números positivos conquistados pela cidade no combate ao Coronavirus, em um encontro de trabalho realizado na tarde desta terça-feira (18), na sala de reuniões do Executivo de Ipatinga, convergiu para a decisão de medidas mais flexibilizadoras para as atividades comerciais no município, a partir desta quarta-feira (10). Um decreto será publicado nas próximas horas, no Diário Oficial do Município, embasado por dados epidemiológicos favoráveis, com a definição de que todas as lojas do Shopping Vale do Aço poderão reabrir suas portas, além de restaurantes, bares e lanchonetes. O documento, que detalha horários e dias específicos, assim como normas sanitárias a serem seguidas, contém ainda instruções quanto ao funcionamento de feiras-livres.

Além de várias taxas animadoras apuradas pelas autoridades no combate à pandemia, o Executivo de Ipatinga subsidia a sua decisão, estudada com o apoio de técnicos do governo, na prerrogativa dada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 de Minas Gerais,  por meio da Deliberação 78, para que em determinadas microrregiões, de acordo com a conveniência, os municípios possam editar normas específicas em sua política de combate à doença.

Ao mesmo tempo, Ipatinga demandou às autoridades estaduais a reavaliação de seus indicadores epidemiológicos, levando em conta os números locais, ao invés de considerar as métricas da microrregião, que tabulam também a assistência prestada na cidade a pacientes de mais de uma dezena de outros municípios.

Dias e horários

De acordo com o novo Decreto Municipal, o Shopping Vale do Aço poderá reabrir a partir desta quarta-feira (19), de segunda a sexta-feira, no horário de 12h às 21h. Como já acontece no comércio de rua, o sábado não terá expediente – uma providência para minimizar possíveis aglomerações com movimento de compradores de cidades vizinhas. Uma das limitações, nos dias especificados, é em relação à praça de alimentação, que deverá ter apenas 50% de suas mesas no espaço que lhe é reservado.

Conforme o decreto, os bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar de segunda a segunda. Contudo, nos dois primeiros segmentos o horário será de 10h às 23h. As lanchonetes poderão abrir de 6h às 21h.

Em relação às feiras-livres, o Executivo municipal decidiu que poderão ser retomadas aquelas que funcionavam aos sábados. Quanto às outras que já estavam autorizadas em dias e locais alternados, as vendas estão liberadas agora até às 22h em se tratando das que funcionam em horários noturnos.

Números positivos

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta terça-feira (18), ao Executivo, uma série de números positivos no combate à Covid-19, e foram estes dados os principais instrumentos para a tomada de decisão.

A taxa de transmissibilidade, que já esteve em 1,99 no pico da pandemia, no mês de julho, recuou para 0,96, e ela se mantém abaixo de 1 há nada menos que três semanas consecutivas.

A média de ocupação de leitos UTI/Covid/SUS, levando em conta apenas os pacientes munícipes, se mantém numa média abaixo de

50%, e a de Enfermaria, considerando o mesmo critério, abaixo de 40%. Nesta terça-feira, entre os internados nos leitos de UTI/Covid/SUS no município, havia 17 pacientes de outras cidades e apenas 18 de Ipatinga.

Ainda conforme demonstrou a Secretaria Municipal de Saúde, vem caindo significativamente, na cidade, a taxa de letalidade, assim como os números diários e semanais de novos casos confirmados. A velocidade da contaminação também desacelerou.

Desde o pico da pandemia no município, entre 28 de junho e 4 de julho, há queda na média móvel de casos ativos. Ela se apresenta estável há 14 dias e registra redução há nada menos que sete semanas, mostraram os técnicos.

Hospital de Retaguarda

Diante dos números atuais apurados, o Executivo de Ipatinga também anunciou nesta terça-feira a desativação do Hospital de Retaguarda, que foi montado para uma eventual necessidade emergencial nas dependências da Escolas Estadual Canuta Rosa, no bairro Cidade Nobre, próximo ao Hospital Municipal. As instalações agora se revelam dispensáveis, já que a cidade, há vários dias, registra baixa ocupação da estrutura hospitalar antes existente.

O Hospital de Retaguarda foi montado com equipamentos do próprio município e a colaboração de outras cidades da microrregião, sem utilização de qualquer recurso federal ou estadual direcionado à Covid-19.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *