sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Inscrições para Futuro do Rio Doce 2020 terminam nesta sexta-feira (20)

Redação – Terminam nesta sexta-feira (20) as inscrições para o projeto O Futuro do Rio Doce, programa que seleciona jovens talentos da região da bacia do rio Doce e busca o desenvolvimento de habilidades para que participantes consigam gerar atividades de impacto social. A iniciativa é fruto de um convênio entre o Instituto Elos e a Fundação Renova.

A Fundação busca, por meio das Agendas Juventudes Renova, mobilizar e articular as juventudes da bacia em processos educativos e de desenvolvimento socioambiental que conectem a juventude com a reparação de seus territórios.

Esta é a segunda edição do programa. Na primeira, 90 jovens de 22 municípios participaram do projeto. Agora, serão selecionados 150 jovens de 18 a 29 anos em 24 municípios: Mariana, Ouro Preto, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Sem Peixe, São José do Goiabal, Marliéria, Timóteo, Santana do Paraíso, Ipaba, Belo Oriente, Naque, Periquito, Fernandes Tourinho, Governador Valadares, Tumiritinga, Galileia, Resplendor, Itueta e Aimorés, todos em Minas Gerais, e Baixo Guandu, Colatina, Aracruz e Linhares, no Espírito Santo.

Os participantes vão aprender tecnologias sociais e desenvolver habilidades de mapeamento de recursos humanos e socioambientais e técnicas de mobilização, planejamento e sistematização de ações, além de implementar projetos de desenvolvimento social, cultura e ambiental.

O projeto é uma formação prática para jovens com vontade de atuar como agentes transformadores em suas comunidades, por meio de oficinas presenciais mensais, vivências coletivas e acompanhamento e mentoria de grupo e individual. Todos os custos do projeto são cobertos pelas organizações realizadoras.

Após o término das inscrições, todos os jovens receberão um convite para participar de uma oficina, que terá duração de quatro horas. Nesse encontro, serão realizadas dinâmicas e atividades que servirão como uma amostra do curso e, também, com uma etapa do processo seletivo. Na ocasião, o comitê do projeto conhecerá os participantes e observará a representatividade e o perfil de engajamento de cada candidato. Após essa análise, os jovens serão selecionados para imergirem no projeto, que terá duração de dois anos.

As inscrições podem ser feitas no site: https://www.getfeedback.com/r/ZZTWdRwi/

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *