segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Álbum musical da Marujada é lançado em Conceição do Mato Dentro (MG)

Projeto traz composições e depoimentos da tradicional manifestação cultural da região da Serra do Espinhaço (Foto: Tulasi Resende)  

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO – Em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17/08), foi lançado, nesta quinta-feira no município mineiro de Conceição do Mato Dentro, pertencente à Serra do Espinhaço e localizado há cerca de 160 km de Belo Horizonte, um álbum musical com composições da Marujada de Candeias, tradicional manifestação cultural da região. A iniciativa traz 19 músicas e quatro depoimentos gravados por marujeiros da comunidade local, incluindo o mestre Chiquito Máximo, que atualmente está com 92 anos de idade. O álbum tem apoio da Anglo American e produção do Museu do Espinhaço (Mude) e da Jandaia Histórias Tropicais. 

A Marujada é uma manifestação cultural originada em Portugal e representa episódios vividos nas viagens marítimas históricas, em cantos acompanhados de instrumentos musicais e danças. Hoje, a Marujada existe em muitas regiões brasileiras, incorporando, ao longo dos séculos, nuances regionais e locais. Nas comunidades da Serra do Espinhaço, como Candeias, em Conceição do Mato Dentro, elementos das tradições portuguesas foram enriquecidos com tradições locais e africanas. Trata-se de uma manifestação dedicada à Nossa Senhora do Rosário, símbolo da proteção do povo negro. 

A Marujada de Candeias foi assumida por Chiquito Máximo que até hoje resiste com maestria e dedicação – (Foto: Tulasi Resende)  

O lançamento do projeto, que reuniu na Fundação Casa da Cultura de Conceição do Mato Dentro autoridades locais, artistas, incentivadores culturais, além de representantes da Anglo American e da comunidade, incluiu ainda exposição fotográfica da manifestação, bate-papo com os marujeiros e momento para audição do disco. 

“Temos o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas. Nesse sentido, sentimos a necessidade de vivenciar, orgulhosamente, as histórias e os costumes das regiões que acolhem o nosso empreendimento, atuando como agentes de transformação na preservação, ressignificação e popularização do patrimônio natural, histórico e cultural”, explica Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American. 

O álbum com as gravações da Marujada de Candeias já está disponível, gratuitamente, no Youtube e, em breve, estará na plataforma de áudio Spotify. Além disso, CDs foram gravados e serão doados para instituições culturais e escolas da região de Conceição do Mato Dentro, com objetivo de valorizar e perpetuar a manifestação. 

“Para este álbum, foi usada a técnica overdubbing, na qual a gravação ocorre em camadas. Esse processo de gravação em áudio é o mais comum entre cantores e conjuntos musicais, por oferecer um som de qualidade a partir da combinação do que foi gravado. Para a nossa grata surpresa, os marujeiros ficaram à vontade com os equipamentos e as técnicas de estúdio, resultando em uma excelente performance que une tradição e modernidade”, explica o produtor musical do projeto, Fernando Goulart. 

Mais sobre a Marujada de Candeias 

A Marujada de Candeias surgiu por iniciativa de José Patrocínio Candeias que era mestre da Marujada de Córregos, conhecida como a primeira marujada de Conceição do Mato Dentro. José Patrocínio recebeu a Marujada de Córregos ainda bem jovem, a qual seguiu conduzindo mesmo após se casar e mudar para Candeias, onde construiu a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e deu início às festividades dedicadas à santa. Após a morte de José Patrocínio, no ano de 1966, a Marujada de Candeias foi assumida por Chiquito Máximo que até hoje resiste com maestria e dedicação.

(- Matéria alterada às 22:23, em 23.8.2023 -)

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *