sexta-feira, abril 26, 2024
Cultura e EntretenimentoDestaquesPolítica

Audiência Pública aponta rumos para reabertura da Casa de Memória da Câmara

O professor Roberto Araújo Paiva, idealizador da Casa de Memória, pediu que a Mesa Diretora da Câmara encontre “um caminho para reabrir o espaço público por se tratar de um projeto muito bonito”.

Timóteo (Fotos PCReis) – Para discutir o funcionamento da Casa de Memória da Câmara Municipal de Timóteo, fechada em junho do ano passado, por decisão da Mesa Diretora do Legislativo, foi realizada nesta sexta-feira (28) uma audiência pública, reunindo um público seleto. Destaque para a presença dos vereadores Zizinho, pastora Sônia e Diogo Siqueira e a ausência de outros 12 parlamentares.

Durante o encontro que contou com a presença do ex-presidente da Câmara e idealizador da Casa de Memória, professor Roberto Paiva, muito se discutiu e muito se reconheceu a importância do ambiente público. Ao mesmo tempo evidenciou-se ao longo de 16 anos, a partir da sua criação pela resolução nº 300, de 06/05/2004,   a falta de compromisso das administrações de Câmara e Prefeitura com a sua conservação.

De maneira lúcida, o procurador Geral da Prefeitura de Timóteo, Humberto Abreu, classificou de abrupto o fechamento da Casa de Memória. Segundo ele, “houve um rompimento que poderia ter tido outro desfecho, porque o melhor nunca será o abandono”.

O requerimento que originou a convocação da Audiência Pública é de auditoria do vereador Diogo Siqueira

Questões burocráticas – A audiência pública serviu para esclarecer e apontar responsabilidades, que em gestões anteriores eram apenas queda de braço. Com o inventário do prédio da Casa Memória sanado em 2006 – fato desconhecido até então pelo setor competente da PMT que trata da Regularização Fundiária, a documentação definitivamente do imóvel está prometida ser enviada ao cartório imobiliário, no mês de março que se inicia.

Medidas – Várias sugestões para retomar o funcionamento da Casa de Memória garantido na Resolução 300 – Arquivo do Legislativo, Centro de Memória e Referência História e Disponibilização de Acesso Popular a Internet, foram apresentadas. Uma delas foi o envolvimento de instituições trabalham o fator cultural. Por outro lado, também foi sugerido que o projeto Casa de Memória seja incluso na Política do Patrimônio Histórico de Timóteo, retomado na Administração do prefeito Douglas Willkys, paralisado no período de 2011 à 2018.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *