sábado, março 2, 2024
DestaquesEducaçãoEsporte

Depois de dois anos, Timóteo volta a ser o maior núcleo do Projeto Ajudôu

Prefeitura de Timóteo assina convênio com o Projeto Ajudou. Parceria vai atender 600 alunos da rede municipal de ensino e da Apae com aulas de judô. No próximo dia 26, a partir das 14h,  acontecerá a aula inaugural no Ginásio Coberto da Praça 1º de Maio.

TIMÓTEO (Fotos PCReis) –  A Prefeitura de Timóteo formalizou na manhã desta sexta-feira (5) o termo de colaboração 002/2019 com a Associação Ajudou para aulas de judô nas escolas municipais. Inicialmente a parceria prevê o atendimento de 600 alunos das escolas localizadas nos bairro Ana Moura, Novo Tempo, Limoeiro, Macuco, Centro Sul e no distrito de Cachoeira do Vale.

De forma complementar, a iniciativa vai se estender também para os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Ao todo o convênio prevê investimentos da ordem de R$ 105 mil com recursos próprios da Educação por um período de doze meses. A assinatura do convênio foi acompanhada pelo vereador Geraldo Gualberto; vice-prefeito José Vespasiano Vespa; o gerente de Projetos da Associação Ajudôu, Júlio César Jaques; o presidente da Associação Ajudôu, Juan Rachid Maluf e o coordenador Administrativo Financeiro da Associação, Cássio Machado Jaques.

De acordo com o gerente de Esportes Cláudio Gualberto, os critérios para a definição das escolas levou em conta a localização territorial de maior vulnerabilidade social e a ampliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Serão 100 alunos por unidade escolar, com idades variando entre 4 e 14 anos, cujas inscrições serão feitas pela própria escola. As aulas, de uma hora, serão ministradas duas vezes por semana.

O vice-prefeito e secretário municipal da Educação José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, comemorou o convênio e lembrou que foi feito um chamamento público com base no marco regulatório do 3º Setor em que foram analisadas propostas técnica e financeira. “Fico muito feliz em poder resgatar essa relação porque sabemos que o Projeto é uma instituição séria que vai contribuir ainda mais na formação dos nossos alunos”, ponderou.

Cidadania

O presidente da Associação Ajudou, responsável pelo projeto, Juan Rachid Perez Maluf, por sua vez, disse que é uma satisfação voltar a atuar em Timóteo, onde o projeto foi criado. O Ajudou tem 24 anos de existência, está presente em 26 cidades atendendo a mais de 4 mil alunos. “Timóteo será o núcleo com o maior número de alunos atendidos. É uma satisfação muito grande voltar às nossas origens”, citou Juan.

Ele aproveitou para destacar os benefícios do projeto junto aos estudantes. “O judô é um esporte diferenciado, pois trabalha a disciplina, o respeito; a formação do cidadão e da cidadania o que acaba ajudando nas outras atividades escolares”, pontuou o presidente da Associação Ajudou.

O prefeito de Timóteo Douglas Willkys também comemorou a parceria depois de dois anos. “A entidade já tem um histórico positivo de desenvolvimento de projetos nessa área e estamos contentes em saber que 600 alunos terão a oportunidade de iniciação da prática esportiva. Temos muito a comemorar com essa parceria”, enfatizou, informando que a aula inaugural do Projeto Ajudôu, com a presença dos seis núcleos se dará no próximo dia 26, a partir das 14h, no Ginásio Coberto Yorque José Martins, Centro Norte do município.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *