Centro de Treinamento reinaugurado no Forquilha receberá 900 alunos/dia

IPATINGA – Um espaço transformado para produzir novos talentos. Com essa perspectiva, o prefeito Nardyello Rocha entregou, na manhã desta terça-feira (09), à comunidade escolar de Ipatinga, as novas instalações do Centro de Treinamento Giancarlo Vella, no bairro Forquilha. Conhecido como Cepai, a unidade foi transformada em mais um espaço destinado ao desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino, através de oficinas culturais e artísticas oferecidas pelo programa Educação em Tempo Integral.

Com um brilho nos olhos, diante de dezenas de alunos, professores, servidores públicos e vereadores, o chefe do Executivo trouxe à memória os vários anos em que a unidade esteve abandonada, sendo alvo de furtos e depredações.

“Triste era saber que um lugar como esse estava tão depredado que já servia até mesmo como ponto de prostituição. Mas, graças a Deus, Ipatinga tem tido a oportunidade de viver momentos especiais como esse, mesmo sofrendo financeiramente pela contínua falta de repasses do governo do Estado. Estamos vendo nosso Cepai erguido novamente. Este Centro de Treinamento passará a atender, todos os dias, 900 alunos da nossa cidade. Será desta forma que vamos ver Ipatinga se tornando uma cidade-referência em educação”, enfatizou.

cepai

Além de bons em Português e Matemática, a rede municipal de ensino promove o desenvolvimento dos alunos nas mais diversas áreas, como inteligência emocional, relação com o meio ambiente, consciência das suas habilidades e talentos

“Além de bons em Português e Matemática”, destacou a secretária municipal de Educação, Eva Sônia, “desejamos que nossos alunos se tornem pessoas desenvolvidas integralmente, em sua inteligência emocional, na relação com o meio ambiente, com consciência das suas habilidades e dos seus talentos. Os futuros cidadãos de Ipatinga já estão sendo preparados aqui”, projetou.

Com um sorriso no rosto, a pequena Ester da Silva, de nove anos, destacou o benefício de levantar mais cedo para ir para a Escola. “Antes eu acordava e só ia pra aula à tarde. Desde que o projeto começou, chego na escola às 7h30, venho para cá de ônibus e fico a manhã toda aprendendo atividades novas, me divertindo. Hoje eu tive aula de tambor, arte visual e aprendi a reciclar caixinhas de leite. Foi uma experiência muito legal. Quando der 11h, volto pra Escola, almoço e participo das aulas do 4º ano. Só chego em casa às 17h30”, contou.

O Centro de Treinamento Giancarlo Vella possui nove salas de aula, um auditório, quatro banheiros e um refeitório. Os alunos atendidos pelo programa recebem duas refeições na unidade, além do almoço e do lanche da tarde na escola onde estudam. O transporte desde o educandário de origem também é ofertado gratuitamente aos alunos.

cepai

‘Hoje eu tive aula de tambor, arte visual e aprendi a reciclar caixinhas de leite. Foi uma experiência muito legal’, destacou a aluna Ester da Silva.

Para o professor Lilinho Nascimento, a arte enobrece o caráter das pessoas. “A reforma deste Centro de Treinamento, em 40 dias aproximadamente, demonstra o quanto a administração municipal está focada na transformação dos nossos pequenos cidadãos. Uma vez que a metodologia das oficinas desenvolve o trabalho em conjunto, o caráter, o saber ouvir, acreditamos que os nossos alunos terão pela frente um futuro promissor”, comemorou.

Ao todo, dentro do programa, serão desenvolvidas oficinas de experimentação científica, cultura, artes, esporte, lazer, preservação do meio ambiente, empreendedorismo social, inteligência emocional, produção textual e experiências matemáticas, dentre outros componentes articulados às mais diversas áreas do conhecimento, vivências e práticas socioculturais. Este ano, o número de alunos na Escola em Tempo Integral se elevou de 1.000 para 5.500, em Ipatinga.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *