Trecho da Avenida Alexandre Torquetti, no Alegre, será interditado em abril para asfaltamento

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo informa que entre os dias 1º e 3 de abril, o trecho que recebeu obras de drenagem profunda na Avenida Alexandre Torquetti, próximo ao trevo do bairro Alegre, será interditado para o trânsito de veículos e de pedestres.

Na oportunidade a obra será concluída com a pavimentação de um trecho de cerca de 10 metros da referida avenida, reconstrução das calçadas e ciclovia. Assim o Município entrega em definitivo os serviços um mês antes do prazo previsto.

A obra foi executada com recursos próprios da Prefeitura de pouco mais de R$ 400 mil e trouxe economia aos cofres públicos, haja vista que os projetos técnicos iniciais calculavam uma intervenção a um custo de quase R$ 1 milhão.

As obras, que de início pareciam ser simples, se mostraram complexas e compreenderam limpeza de um buraco de cerca de mais de cinco metros de profundidade – que cedeu com a chuva e por causa de uma construção irregular -, estabilização de uma adutora da Copasa, remoção de postes pela Cemig, recuperação de talude com rip-rap; recomposição asfáltica e reconstrução de ciclovia e calçadas.

Entretanto, assim que empreiteira encarregada começou a fazer o serviço foi constatado que os tubos Armco utilizados para drenar a água do córrego do Alegre haviam cedido – não havia manutenção no local há pelo menos 20 anos -, o que poderia provocar o assoreamento da água e o alagamento das casas na parte baixa do bairro. Uma adutora da Copasa que passa pelo local também ficou comprometida.

A obra exigiu uma intervenção mais profunda, pois dependeu também da Copasa e da Cemig. No caso da concessionária do serviço de água e esgoto, ela precisou fazer a sustentação da adutora que passa no local e que abastece cerca de 80% da cidade.

Após a substituição dos tubos Armco por aduelas de concreto, o buraco foi tampado e foi dado um período de cerca de 15 dias para a compactação do terreno. A partir da próxima semana, a empreiteira responsável pelo serviço asfaltará o local, além de instalar meio fio, reconstruir as calçadas e ciclovias.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *