segunda-feira, fevereiro 26, 2024
DestaquesPolítica

Vereadores aprovam a criação do “Banco de Medicamentos” em Fabriciano

FABRICIANO – Em sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (30), os vereadores da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, aprovaram por unanimidade – 16 votos favoráveis – em primeira e segunda votação, o Projeto de Lei nº 2.996, de autoria do vereador Thiago Lucas (PT), que autoriza o Executivo Municipal a criar nos postos de saúde, o Banco de Medicamentos.

O PL do vereador petista recebeu elogios por parte de todos os vereadores, inclusive os da situação, porque a matéria tem como objetivo arrecadar medicamentos mediante doação da população. A proposta é de que a sobra de remédios nas residências e, como eles não podem ser devolvidos para as farmácias e não serão mais utilizados, que sejam doados aos postos de saúde.  Sem este Banco de Medicamentos, estes produtos acabam sendo guardados até o vencimento e/ou descartados em lixo comum.

Vereador Thiago Lucas – autor do Projeto de Lei

Segundo o projeto, será aceito qualquer tipo de remédio, incluindo amostras grátis e cartelas usadas, sendo proibido o recebimento de embalagens abertas de pomadas/cremes ou outro medicamento na forma pastosa ou líquida. “Somente após rigorosa inspeção por profissionais credenciados é que serão efetivamente distribuídos os medicamentos entregues pela população”, informou o autor da preposição Thiago Lucas.

Por ter sido aprovado em primeiro e segundo turno em plenário, o projeto do vereador Thiago Lucas agora seguirá para a sanção do prefeito Marcus Vinícius.

BANCOS EXISTENTES

No Vale Aço existem dois bancos de medicamentos bastante conhecidos da população em funcionamento há mais de 30 anos, como é o caso da “farmacinha do padre Abdala”, em Timóteo, e a farmacinha da Igreja Católica do Horto, em Ipatinga. Todas essas farmácias recebem doação de medicamentos da comunidade.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *