sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Saúde de Timóteo capacita novos agentes comunitários

Após processo seletivo, Município passará a contar com mais 20 profissionais

TIMÓTEO – Os novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Timóteo aprovados no último processo seletivo iniciaram a capacitação nesta quarta-feira (23/01), na sede da Cefet-MG, Centro Norte. No treinamento, os técnicos da Secretaria de Saúde abordarão temas como Atenção Primária, Cadastro Familiar, Mapeamento da área de atuação, Educação em Saúde na comunidade, Bolsa Família, Zoonoses e arboviroses, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Sistema de Informação em Saúde, entre outros.

Os ACS tem uma série de atribuições no trabalho de prevenção de doenças e de promoção à saúde. É por meio de ações domiciliares, individuais ou coletivas que são desenvolvidas estratégias de acordo com as diretrizes do SUS. De forma mais específica, as ações vão desde a prevenção de agravos até as formas curativas.

Cabe aos agentes ainda, oferecer a garantia de atendimento da demanda espontânea, da execução das ações programáticas e de vigilância à saúde. Eles são importantes nas campanhas de busca ativa e na notificação de doenças e agravos, bem como em situações de prioridades locais, cujo objetivo é garantir o registro das atividades nos sistemas nacionais de informação da Atenção Básica.

Os 20 novos Agentes de Saúde que estão passando por capacitação comporão as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) nas unidade básicas. O prefeito Douglas Willkys destacou a importância da recomposição das equipes e do treinamento oferecido, uma vez que são esses profissionais que estar]ao em contato direto com os moradores. “Vamos recompor as equipes e cobrar dos agentes resultados efetivos. Queremos que eles estejam próximos da comunidade atuando em benefício da saúde”, disse Douglas  Willkys, que aproveitou para desejar sucesso aos novos Agentes Comunitários de Saúde de Timóteo.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *