Prefeitura limpa galeria do córrego no bairro Vila Militar

Ipatinga – Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a Prefeitura de Ipatinga iniciou na manhã desta quinta-feira (1), no bairro Vila Militar, mais uma etapa dos trabalhos de limpeza e desobstrução de canais fluviais. A ação vem evoluindo em todas as regionais da cidade e, desta vez, o local atacado é a galeria do córrego na avenida José Barcelos. A expectativa é que os serviços – que há anos não eram realizados no local – sejam finalizados até a próxima terça-feira (6).

Ao lado do secretário de Obras, José Maria Ferreira, e seu Adjunto, Anderson da Costa Lage, o prefeito Nardyello Rocha esteve no bairro Vila Militar para acompanhar o início dos serviços e fez questão de entrar na galeria para ver de perto como estava a situação do canal. A inspeção contou ainda com a participação do vereador Wanderson da Autotrans.

O chefe do Executivo lembrou que a limpeza e o cuidado com a cidade refletem diretamente na saúde pública dos munícipes. “Sem dúvida esta era uma demanda de extrema urgência, com impactos na qualidade de vida dos moradores. Assim estamos prevenindo também a proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya, uma situação que sempre preocupa mais com a chegada do período chuvoso. Por aqui o trabalho é árduo, uma vez que não há como as máquinas entrarem na galeria e o esforço é todo braçal. Os trabalhadores têm que fazer a retirada da sujeira e detritos com pá e carrinho de mão”, explicou Nardyello. Ele ainda informou: “Este tipo de intervenção tem sido uma prioridade neste governo porque, além de deixarmos a cidade mais bonita, temos outros ganhos importantes. Os números não mentem e hoje Ipatinga é uma das cidades mineiras que têm o menor índice de arboviroses, fruto destes mutirões que estão acontecendo por toda parte”.

Moradora há quatro décadas no bairro Vila Militar, Maria das Graças Neves contou que há muitos anos não é feita uma limpeza no local. “Moradores agradecem a ação porque, infelizmente, o córrego estava imundo, sujo de mato e de entulho. Uma situação insustentável”, classificou.

Trabalhos

A equipe que está trabalhando no local reforçou as palavras do prefeito, enfatizando que a limpeza neste trecho do córrego terá que ser feita toda de forma manual, uma vez que o canal não possui dimensões adequadas para a entrada de máquinas.

Além da desobstrução do canal com retirada de lixo e entulho, também será feita a capina e a pintura do canteiro central da galeria. O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Agnaldo Bicalho, acrescentou que a ação tem grande benefício coletivo também porque o melhor escoamento das águas.

“Desde o início desta nova gestão estamos realizando a limpeza geral em todos os córregos e pequenos cursos d’água, que estão muito assoreados devido ao longo tempo sem manutenção. Paralelamente à limpeza, a Prefeitura está fazendo uma mobilização para sensibilizar e orientar a população a não jogar lixo e entulho nos cursos d’água”, disse o secretário.

Além da avenida José Barcelos, serão executadas ações de limpeza ainda nos córregos Forquilha e Recanto e trecho da galeria do Bom Jardim (parte que não pode ser realizada com os maquinários).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *