sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Moradores do Bairro Ana Moura comemoram a chegada da iluminação de LED

Ruas Pioneiro e João Rufino foram as primeiras a receberem o moderno sistema de iluminação pública que será levada em todo o município

Timóteo – O prefeito de Timóteo Douglas Willkys foi conferir “in loco” nesta semana a substituição das lâmpadas de LED no bairro Ana Moura. A iniciativa integra o programa “LED nos Bairros – Timóteo mais Iluminado” e teve a troca concluída nas ruas Pioneiro e João Rufino.

“Viemos aqui para acompanhar o trabalho ao lado dos moradores e dos representantes da associação de moradores e conferir a qualidade do serviço. Começar a troca das luminárias pelo bairro Ana Moura foi um compromisso que assumi junto à comunidade e estamos fazendo exatamente isso”, disse Douglas Willkys.

Para o morador José Silva, conhecido popularmente como Bezerra, a troca das luminárias vai trazer mais segurança para o bairro. “Gostaria de agradecer ao prefeito Douglas por ter iniciado a iluminação de LED pelo nosso bairro. Caminhando pelas ruas é fácil perceber a mudança e a maior segurança pela claridade das novas lâmpadas”, declarou Bezerra.

O programa “LED nos Bairros – Timóteo mais Iluminado” vai substituir todas as luminárias de vapor de sódio, mercúrio e vapor metálico na área urbana do município por um sistema mais moderno e eficiente, gerando economia para os cofres públicos.

Foram adquiridas 9.250 luminárias de LED por meio de licitação transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Timóteo no Facebook e Instagram. Os recursos para a aquisição dos equipamentos são oriundos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) pago pelos contribuintes na fatura de energia pública.

Eficiência

Os últimos investimentos em iluminação pública no município de Timóteo datam das décadas de 1980 e 1990, portanto, há cerca de 30 anos a cidade não recebia recursos para investir nessa área. A Administração municipal definiu um calendário de substituição das luminárias para atender a toda a comunidade.

A primeira etapa do programa será realizada entre os meses de outubro a dezembro e atenderá aproximadamente 20 bairros. O cronograma segue até os meses de junho e julho de 2020, quando está prevista a conclusão dos serviços de substituição das luminárias por LED.

A troca das luminárias traz maior eficiência energética e um menor custo com a sua manutenção, uma vez que a vida útil de cada lâmpada é de mais de 10 anos. De acordo com o prefeito Douglas Willkys, outra vantagem com a iluminação pública baseada nas luminárias de LED será o aumento de segurança. “Após instaladas, as ruas com a nova iluminação pública ficarão mais claras, representando maior segurança para os moradores”, destacou o prefeito.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *