quarta-feira, abril 17, 2024
CidadesDestaques

Dia D marca diversas atividades do Instituto Cenibra

REDAÇÃO – Fechando o mês de maio, o dia 31 foi dia D de atividades em diversas cidades atendidas pelo Instituto Cenibra. Aconteceram oficinas, conferências, seminários e distribuição de materiais para os municípios desenvolverem suas campanhas.

Entre as atividades realizadas esteve a Oficina do Programa TIX Letramento, realizada pelo Instituto Cenibra, em parceria com a Associação Beneficente Ágape (ABA), por meio do Projeto Conselho Eficaz. O evento aconteceu no Clube Cachoeira das Pombas, em Guanhães, com a participação também das cidades: Dom Joaquim, Senhora do Porto, Dores de Guanhães, Sabinópolis, Materlândia e Rio Vermelho.

A Oficina TIX Letramento desenvolve práticas no conjunto de atividades de tecnologias assistivas, educacionais e de inclusão sócio-cultural e digital para pessoas com deficiência.

Conferências dos idosos

Com o intuito de garantir a participação do Poder Público e da sociedade civil, bem como o protagonismo das pessoas idosas, o Instituto Cenibra, em parceria com a ABA, por meio do Projeto Conselho Eficaz, contribuiu com a realização de conferências municipais e regionais da pessoa idosa, em vários municípios da área de atuação da empresa. Finalizando este apoio, nesse dia 31, as conferências municipais foram realizadas na cidade de Pingo D`água  e Córrego Novo.

As conferências são instrumentos democráticos de participação, nas quais são deliberadas políticas públicas de atenção, promoção, proteção e defesa das pessoas idosas, identificando as diretrizes e metas necessárias para efetivação das políticas públicas.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Dia 15 de junho próximo é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O Instituto Cenibra e a ABA, por meio do Projeto Conselho Eficaz, prepararam e distribuíram os materiais para os municípios desenvolverem a campanha de sensibilização e conscientização conforme o tema.

Nessa sexta-feira foi finalizada a distribuição de panfletos, cartazes e banners para as cidades de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Coluna, Coroaci, Córrego Novo, Coronel Fabriciano, Divinolândia de Minas, Ferros, Guanhães, Materlândia, Naque, Paulistas, Pingo D’água, Sabinópolis, Santana do Paraíso, Virginópolis  e Rio Vermelho.

As atividades realizadas pelo Instituto Cenibra e a ABA, por meio do Projeto Conselho Eficaz, atendem 56 municípios da área de atuação da empresa Cenibra e envolve parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Coronel Fabriciano.

II Seminário de Acolhimento Institucional

Das inúmeras atividades desenvolvidas, aconteceu também o II Seminário de Acolhimento Institucional, na Casa de Hóspedes da Cenibra. O evento é uma parceria da Associação Lindom, com o Instituto Cenibra, o Ministério Público e o Poder Judiciário da Comarca de Açucena, que abrange Naque e Belo Oriente também.

O seminário tinha como tema “Os impactos sociais do acolhimento institucional”, focado em crianças, adolescentes e idosos.

A Associação Lindom tem sede na cidade do Naque e trabalha com acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Açucena e Belo Oriente também têm unidades de acolhimento para crianças e adolescentes. Mas nenhuma dessas cidades oferece esse serviço para idosos.

O Instituto Cenibra e a ABA, por meio do Projeto Conselho Eficaz, há anos vem articulando, sensibilizando e viabilizando instrumentos para efetivar a política pública para o idoso, nos municípios da comarca. Tendo os idosos como prioridade, o Instituto Cenibra estabeleceu também parceria com a Associação Lindom e, por meio desta parceria, busca possibilitar a implantação de uma unidade de acolhimento institucional para os idosos na comarca de Açucena.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *