sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Após 7 anos, Timóteo retoma convênio com a Emater

Timóteo – A Prefeitura de Timóteo retomou nesta semana o convênio com a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), parceria interrompida há 7 anos. A Emater tem como missão promover o desenvolvimento sustentável, por meio de assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria de qualidade de vida da sociedade.
A solenidade de assinatura do convênio ocorreu em um sítio no bairro Celeste, zona rural de Timóteo. Na oportunidade o prefeito Douglas Willkys também sancionou o projeto de lei de autoida da vereadora Pastora Sônia Andrade, que tornou a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Timóteo (Agrifat) como entidade de utilidade pública.
“É um dia importante onde temos a alegria de sancionar o projeto de utilidade pública da Associação de Agricultura Familiar, de autoria da Pastora Sônia. A retomada do convênio com a Emater, que há mais 7 anos estava paralisado e que interrompeu uma sequência de trabalho de mais de 20 anos, é um marco para nosso município”, destacou Douglas Willkys.

Além do convênio com a Emater também foi sancionado o projeto de lei que torna a Agrifat entidade de utilidade pública. A lei teve a sua origem do PL de autoria da vereadora Sônia Andrade

Douglas adiantou que esse convênio é fundamental para estimular a produção rural no município e, em especial, a agricultura familiar. “O suporte técnico que será dado é fundamental para incrementar uma atividade que tem tudo para continuar crescendo em nossa cidade”, disse.

A afirmação do prefeito foi endossada por Aldrin Carlos, que representou a Emater no evento. “Por meio de uma ação conjunta entre o Município de Timóteo e a Emater a produção rural será fortalecida. A cidade, com certeza, vai incentivar o desenvolvimento econômico através dessa parceria”, citou Aldrin. A assistência técnica será gratuita naquilo do que o produtor estiver precisando. Para isso, a Emater conta com 45 profissionais na região e em diversas áreas de atuação.

Para a representante da Agrifat, Silmara Silva, a retomada do convênio significa “desenvolvimento e estruturação para os produtores de Timóteo”. “A Emater capacita e habilita o produtor. Com essa retomada da parceria com a Emater e o apoio do governo e do Desenvolvimento Econômico, Timóteo vai virar uma potência na geração de renda”, pontuou Silmara.

Outro integrante do governo que comemorou a parceria foi o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hiler Félix, pois vai facilitar a vida dos pequenos produtores rurais. “É um momento ímpar para a cidade, para a Associação dos Agricultores de Timóteo e para o Município, haja vista que esse convênio era uma determinação do prefeito Douglas Willkys. A Emater desenvolveu vários projetos na cidade, mas infelizmente há 7 anos estava encerrado. Acredito que a agricultura será ainda mais valorizada”, citou Hiler.

Segundo explicou, a produção de verduras, legumes e biscoitos no município já é uma realidade. “Temos duas associações que fornecem 30% do nosso orçamento para a merenda das escolas e creches do município. Isso é fonte de trabalho e renda”, finalizou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *