quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesSaúde

Agora é pra valer: UPA do Primavera abrirá as portas no dia 27 de janeiro de 2020

Na apresentação feita pelo diretor médico do HMTJ, Gustavo Campos adiantou a data prevista para o início das operações da UPA: dia 27 de janeiro de 2020, às 7h.

Timóteo (Fotos PCReis) – Evento realizado na tarde desta sexta-feira, 20 de dezembro, apresentou a Organização Social de Saúde (OSS) Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) como a gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timóteo. Na oportunidade a apresentação, feita na própria UPA, reuniu representantes de diversos setores da sociedade organizada do município como igrejas, conselhos municipais, Hospital Vital Brazil, Fundação São Francisco Xavier, Superintendência Regional de Saúde (SRS), vereadores, imprensa regional, entre outros.

“Esse foi o compromisso que assumimos desde o primeiro dia de nosso mandato com a população e que estamos viabilizando”, lembrou o prefeito Douglas Willkys

Na apresentação feita pelo diretor médico do HMTJ,Gustavo Campos adiantou a data prevista para o início das operações da UPA: dia 27 de janeiro de 2020, às 7h. Gustavo também adiantou que a partir deste sábado (21), tem início o cadastro de currículos de profissionais interessados em trabalhar na unidade, que pode ser feita no link http://hmtjfluig.dnsalias.com:8080/portal/1/ps_hmtj

O secretário de Saúde, Eduardo Morais, não escondeu a sua alegria em receber oficialmente o anúncio da abertura da UPA. “Um sonho e um compromisso realizado pela dupla Douglas e Vespa”, disse

O diretor médico do HMTJ também detalhou o cronograma para a admissão de pessoal: de 20 a 30 de dezembro, divulgação do processo de contratação; entre 26 e 30 de dezembro, aplicação de prova; entre 2 e 7 de janeiro de 2020, admissão dos colaboradores; de 13 a 14 de janeiro, treinamento. Ao todo são 104 vagas disponíveis nas áreas assistencial, administrativa, além de 7 médicos, sendo 4 clínicos e 3 pediatras.

A subsecretária de Gestão Administrativa em Saúde, Renata Bernardes, detalhou todos os processos adotados no chamamento público para a definição da Organização Social de Saúde (OSS), cuja gestão da UPA compartilhada. Ela lembrou que 90% dos recursos repassados para a manutenção da unidade serão fixos e 10% são variáveis de acordo com metas estabelecidas pelo Ministério, Secretária de Estado e Secretaria Municipal de Saúde. Entre as metas está a aprovação em mais de 80% da prestação do serviço, feita por meio de pesquisa junto aos usuários do serviço.

A Unidade de Saúde do Bairro Primavera ganhou o nome do ex-prefeito Geraldo dos Reis Ribeiro

Presente à apresentação, a deputada estadual Rosângela Reis e o deputado federal Enéias Reis. Na oportunidade, a deputada Rosângela Reis anunciou a boa notícia que vai impactar positivamente o funcionamento da UPA, é a implantação do SAMU Regional, confirmado pelo governo do Estado. “Já está decretada a regularização do sistema de urgência e emergência que era um gargalo aqui para a região”, pontuou a parlamentar. A deputada aproveitou para parabenizar a administração municipal pela sua atuação em buscar parcerias na conclusão da UPA e entregá-la à população e pela transparência adotada ao longo do processo.

A deputada estadual Rosângela Reis, trouxe uma boa notícia: a instalação do Samu Vale do Aço

O gerente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, Ernani Duque, também manifestou a sua satisfação pelo fato de a atual gestão da Prefeitura de Timóteo ter concluído importantes etapas na conclusão da UPA e que trarão mais qualidade à saúde regional. “Esse é um equipamento fundamental de urgência e emergência que irá desafogar outras portas de entrada na saúde regional”, destacou.

O prefeito Douglas Willkys, por sua vez, reforçou o seu sentimento de gratidão em vivenciar um momento tão significativo na vida do Município. Ele lembrou que ao assumir o mandato em 13 de julho de 2018, a UPA estava com 62% dos serviços realizados, com a estrutura abandonada e dívidas com a empreiteira. “Assumimos a missão de colocar o pagamento em dia, finalizar a obra e fazer o chamamento público para tornar a unidade uma  realidade”, resumiu o prefeito, acrescentado que 17 meses depois esse compromisso foi cumprido.

“Esse foi o compromisso que assumimos desde o primeiro dia de nosso mandato com a população e que estamos viabilizando”, destacou o prefeito que aproveitou para agradecer o empenho de toda a equipe da Administração Municipal que não mediu esforços nessa empreitada.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *