sexta-feira, abril 26, 2024
Cidades

Fundação Acesita e Aperam BioEnergia promovem Encontro de Auxiliares de Serviços Gerais

Timóteo – Com o objetivo de promover um momento de reflexão, aprendizado e convivência, a Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, com apoio das Secretarias Municipais de Educação (SMEs) de Minas Novas, Turmalina, Veredinha, Capelinha e Itamarandiba, realizaram o Encontro de Auxiliares de Serviços Gerais, da região do alto do Vale do Jequitinhonha. O evento foi realizado de 17 a 19 de setembro e abordou o tema “Comunicação eficaz: o caminho mais curto para se chegar à uma solução”.

A palestra foi ministrada por Rita Knop, mestre em Literaturas da Língua Portuguesa. O objetivo foi debater e compreender sobre o processo de comunicação e a sua relevância na relação com as pessoas no dia a dia de trabalho.

Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a iniciativa fortalece o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Fundação e BioEnergia, em parceria com as SMEs. “Entre outros objetivos, o Programa objetiva capacitar todos os profissionais que atuam no sistema educacional dos municípios envolvidos. Nesse sentido os encontros contribuem para a formação também dos auxiliares, que possuem papel de grande importância no ambiente escolar”, destacou Vitorino.

O Momento Cultural que finalizou cada encontro teve participação do artista e escritor Gilmar Souza, da cidade de Turmalina, que apresentou a peça teatral “Gilmar Souza – Em prosa, versos e cantoria”. Seus personagens trazem em prosa, versos e cantoria, fatos marcantes do cotidiano da vida do povo com uma pitada de folclore e alegria.

Mudança de visão
A auxiliar de serviços gerais, Maria Aparecida Souza, de Turmalina, entende que possui um papel importante na escola e reconhece o valor do encontro. “Deu para perceber a dimensão do ambiente de trabalho e a importância da boa convivência. Nós não somos apenas auxiliares, a gente faz parte daquele grupo de educação”, disse.

Para a participante, o conteúdo da palestra forneceu ensinamentos que influenciam tanto sua vida pessoal quanto profissional. “Aprendemos a conviver melhor em grupo, seja em casa ou na escola, conhecendo as diferenças entre as pessoas e suas culturas. Espero outras oportunidades como essa para aprender mais,” finalizou Maria Aparecida.

Quem também elogiou o momento foi a auxiliar de serviços gerais, Vilma Aparecida de Sousa, de Capelinha. Para a profissional, a palestra ministrada fez muito sentido para sua vida. “Sempre abordam assuntos dos quais precisamos. Gosto muito de conversar e aprendi a me comunicar melhor. Vai me ajudar no trabalho e no ambiente familiar”, admitiu Vilma.

Formação que gera resultado positivo
Segundo o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, a participação das pessoas convidadas tem sido alta e o retorno disso é evidente. “A cada capacitação que promovemos, o público está mais engajado e, com certeza, o resultado é a melhoria da qualidade do ensino”, pontuou.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *