terça-feira, dezembro 10, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Seminário discute avanço da coleta seletiva em Timóteo

Timóteo – O Seminário de Resíduos Sólidos de Timóteo discutiu na manhã desta terça-feira (24) na Casa Ambiental, no bairro Primavera, a ampliação da coleta seletiva e as etapas a serem concluídas para a concretização desse processo. O evento integra as atividades comemorativas do Dia da Árvore, ação coordenada pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente.

A analista Josiana Gonçalves Souza, engenheira ambiental do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (GESOIS), apresentou as metas do município para ampliar a coleta seletiva. Ela sugeriu o estabelecimento de parcerias com o comércio que possui maior volume de materiais recicláveis e avaliou junto com os participantes as dificuldades enfrentadas na execução do Plano Integrado de Educação Ambiental até o momento. Entre os pontos negativos identificados na cidade, estão a falta de um ponto de entrega de resíduos volumosos como sofás velhos, geladeiras, fogões e resíduos da construção civil. A Prefeitura construiu três Pontos de Entrega Voluntária (PEV), já existem mobiliários para os mesmos, mas o funcionamento depende ainda da interligação das redes de água e esgoto. 

Um dos maiores entraves encontrados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (ASCATI) é o descarte de lixo orgânico misturado com material reciclável pela população. “Reciclar é um hábito, mas nem todos compreendem a importância de separar o lixo”, desabafa Elizabeth Clodoardo Costa Teixeira, presidente da ASCATI. Ela contou que a entidade recicla em média 17 toneladas de inservíveis por mês. “São 17 toneladas que deixam de ir para a natureza”, completou Elizabeth.

Timóteo foi um dos 15 municípios mineiros contemplados com o apoio técnico da GESOIS na ampliação do Programa de Coleta Seletiva, desde 2014. A coleta seletiva é feita pela Ascati em parceria com a Prefeitura, atendendo parcialmente 13 bairros.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *