quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaquesEducação

Projeto Formando Novo Cidadão: Educadores recebem instruções

IPATINGA – Cerca de 400 professores da rede municipal de ensino que trabalham com mais de 6 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) participam, nesta semana, de uma formação no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funciona na Escola Municipal Padre Cícero, no bairro Bom Retiro.

formação professores

Nesta segunda-feira (9), a formação foi para os professores das áreas de Geografia e Português.

O objetivo deste treinamento, que está acontecendo de forma segmentada, por área de ensino, é capacitar os educadores que vão trabalhar nas escolas com o Projeto ‘Formando Novo Cidadão’, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) que é executada com a colaboração de outras quatro Secretarias – Fazenda, Assistência Social, Saúde e Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

Multiplicadores

A ideia é levar aos alunos informações relacionadas ao funcionamento destas Secretarias e os serviços prestados por cada uma delas, facilitando o acesso da população. Entre as metas a serem alcançadas está efetivar ações governamentais para promover o conhecimento e a participação dos alunos na construção de um novo cidadão, atuante e consciente, conhecedor das políticas públicas do município, detentor de direitos e deveres. Com as informações, os estudantes poderão se tornar multiplicadores junto às comunidades onde vivem, fortalecendo o conceito de cidadania.

Na próxima sexta-feira (13), a formação será para os professores de Ensino Religioso, para introdução da metodologia a ser usada em sala de aula em outro projeto desenvolvido pela SME: o ‘Construindo Valores – Álbum de Figurinha’. Este projeto começará a ser trabalhado em junho, envolvendo aproximadamente 10 mil alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano) da rede municipal.

Palestras

O treinamento do Projeto ‘Formando Novo Cidadão’ enfatiza as formas de abordagem junto aos educandos, que propostas de atividades estão sendo oferecidas para realizar as intervenções. Os professores também assistem às palestras das cinco Secretarias que serão levadas aos alunos e participam da brincadeira ‘Giro da Roleta’, respondendo às perguntas relacionadas à prestação de serviços de cada uma das pastas envolvidas no projeto.

Dentro de 15 dias, o ‘Formando Novo Cidadão’ será introduzido junto aos estudantes. Mas, até lá, os professores devem fazer sugestões de possíveis mudanças a serem realizadas no plano de aula sugerido, para as devidas adequações.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *