quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducação

Programa Municipal vai beneficiar 18 mil com a ID Jovem em Ipatinga

IPATINGA – Os jovens que participam das oficinas “Bola da Vez”, preparatórias para inclusão no mercado do trabalho e ofertadas pela Prefeitura de Ipatinga através da Secretaria de Assistência Social, estiveram no prédio do Bolsa Família, no Centro, no último dia (8), para se cadastrarem e garantirem o benefício da Identidade Jovem ou ID Jovem.

O documento possibilita o acesso a importantes benefícios: meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como jogos no Ipatingão, e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. As vantagens são asseguradas aos indivíduos pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, com idades entre 15 e 29 anos, que possuam cadastro atualizado no CadÚnico.

O secretário municipal de Assistência Social, José Osmir de Castro, ressalta que “é muito importante os jovens conhecerem e desfrutarem desses direitos, assegurados pelo Estatuto da Juventude. Não custa nada e nós pretendemos atingir aqui em Ipatinga 18 mil jovens”.

Informações valiosas

Lucas Andrade Santos, morador do bairro Cidade Nobre, contou que frequenta várias oficinas ofertadas pela Prefeitura de Ipatinga na Estação Qualifica, com o objetivo de buscar vagas no mercado de trabalho, e foi assim que descobriu que poderia ser um dos beneficiados, recebendo todas as informações para buscar o documento.

Emanuel Marcos de Jesus Souza, do Jardim Panorama, outro que já está cadastrado para desfrutar da meia-entrada nos eventos e da gratuidade nos ônibus interestaduais, comemorou: “Eu não sabia que a gente tinha este direito. Agora que adquiri, vou aproveitar o máximo que puder”.

Darlan da Silva Bessa, do bairro Canaãzinho, contou: “No momento eu estou procurando um emprego e, só de ter ajuda no transporte, achei bom demais. A funcionária do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) encaminhou as informações primeiro à minha mãe, falando que eu possivelmente teria direito. Vim conferir e me surpreendi. Descobri que tem muita coisa ainda, viajar de graça, ir ao estádio pagando metade, estou gostando muito”.

Lucas Dias de Souza, também do Jardim Panorama, é outro beneficiado que desconhecia o direito. “Tenho 21 anos e achava que esse negócio de pagar metade era só para Menor Aprendiz. Fiquei satisfeito demais em saber que vou pagar metade no cinema, no futebol, e ainda posso viajar de graça. Fui informado através de minha mãe, que foi avisada no CRAS”, relatou.

18 mil têm direito

O secretário José Osmir acrescentou: “De acordo com o nosso sistema, nós temos aqui em Ipatinga 24 mil famílias no Cadastro Único. E entre elas nós detectamos cerca de 18 mil jovens com direito a este benefício. Pretendemos levar este serviço até a comunidade. Aquele jovem que não consegue e não tem disponibilidade de um celular poderá realizar o cadastro através do programa ‘Prefeitura Mais Perto de Você’ que nos próximos meses irá realizar prestação de serviços em todas as regionais da cidade. Neste dia, juntamente com as demais Secretarias, a Assistência ainda vai realizar cadastros e recadastros no CadÚnico, especialmente para o programa Bolsa Família, além de apresentação de algumas ações do Banco de Alimentos, os cadastros para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e para moradia”, adiantou.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *