terça-feira, abril 23, 2024
CidadesDestaques

Fabriciano realiza palestras para capacitar agentes de combate de endemias

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizou nesta sexta-feira, 18, no Auditório da Superintendência Regional de Saúde, palestras sobre leishmaniose visceral, escorpiões e controle de roedores. O encontro teve como objetivo capacitar os agentes de combate de endemias, buscando aprimorar suas atividades de campo, bem como a manutenção do controle de morbidades causadas por pragas urbanas.

Para o Coordenador de Zoonoses e Endemias, Adelson Arruda, a capacitação profissional é instrumento de suma importância para ações mais efetivas nas atividades de controle de endemias em Coronel Fabriciano. “Estamos recebendo novos profissionais com o objetivo de intensificar nossas atividades em campo. Torna-se importante para os novos agentes o conhecimento sobre noções básicas de controle de outras endemias, para assim poderem atuar junto aos moradores em visitas domiciliares, levando até eles informações que poderão auxiliar de forma efetiva nas atividades de controle vetorial”, afirmou.

Em Coronel Fabriciano, os casos de Leishmaniose têm aumentado. De janeiro a maio desse ano, 192 animais foram notificados e três casos foram confirmados em humanos. Esta doença é transmitida pela picada do mosquito palha e afeta órgãos internos como o baço, fígado e a medula óssea.

Já as pragas urbanas não são muito comuns na cidade, mas é fundamental lembrar que o principal método de controle é a adoção de medidas preventivas como instalação de barreiras físicas de acesso, eliminação de abrigos, armazenamento adequado de alimento, higienização dos ambientes e aplicação de praguicidas específicos caso a incidência seja alta.

Os agentes de endemias se dividem em quatro grupos, que ficam responsáveis por determinados bairros para combater as arboviroses. Eles fazem visitas às residências eliminando focos e aplicando larvicidas. Essa ação é realizada todos os dias. Já as outras endemias são tratadas através de notificações. O Centro de Combate de Endemias se localiza na Rua Afonso Damasceno, n°839, no bairro Nazaré. O telefone para contato é o 38467614.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *