Em clima de muita emoção, foi lançada a Pedra Fundamental da nova Igreja de São José

TIMÓTEO (Fotos PCReis) – Nesta quinta-feira (02) com a presença do Bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio, foi realizada a celebração que marcou o lançamento da Pedra Fundamental da construção da nova Igreja Matriz da Paróquia São José de Acesita, no município de Timóteo.

Na abertura do evento, saindo em cortejo dirigido por Dom Marco Aurélio e o pároco Padre Pascifal Nascimento, desde o interior da histórica Igreja de São José, a pedra fundamental foi conduzida pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Hiler Felix, até ao canteiro de obras.

Durante a celebração no canteiro de obras, Dom Marco Aurélio fez a unção de toda a área, para em seguida fixar a pedra fundamental no local onde será construído o altar da nova matriz. Ainda, cerca de 500 pedidos de orações também foram lacrados junto à pedra fundamental.

O terreno da antiga Casa Paroquial e uma segunda área ao lado, adquirida pela Paróquia na Rua 20 de Novembro, no bairro Centro Norte (Centro Comercial) começaram a ser preparados para receber a obra. No terreno foi montado o canteiro de obras, com toda infraestrutura e equipamentos para os trabalhadores e iniciada a demarcação do terreno para a instalação da base da edificação.

Além do expressivo número de fiéis, também estiveram presentes o prefeito Douglas Willkys e vice-prefeito José Vespasiano Vespa; o presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Alvarenga; representantes de todas as comunidades católicas do município.

Obras

Com o início das obras, a expectativa é que até outubro do próximo ano, durante as festividades de aniversário dos 60 anos de instalação da Paróquia de São José, os trabalhos estejam adiantados. “Quando começa uma obra o povo se envolve mais. O maior desafio da nossa paróquia é concentrar os esforços. Tem muita coisa a ser feita nas igrejas dos bairros e isso demanda gastos, mas vamos administrando”, destacou o Padre Pascifal José do Nascimento, responsável pela Paróquia de São José, feliz com o início dos trabalhos.

ESTRUTURA DA NOVA MATRIZ

O projeto do complexo da Igreja Matriz de São José, que terá três pavimentos, é assinado pelo arquiteto urbanista Vinícius Martins Ávila, da Grau Arquitetura. A execução da obra está a cargo de Vinícius Martins e Tiago Caetano, por meio do Escritório Campos Ávila. Evair Vítor é o encarregado geral da obra e a interlocução entre obra e paróquia é feita por Lailde Duarte Fernandes da Silva, Tarcísio Barcelos e Ernesto Gomes.

A construção principal é o templo com capacidade total para 1.200 pessoas, sendo 800 no térreo e outras 400 pessoas em um balcão superior no mesmo ambiente, com toda a infraestrutura de conforto e segurança para os fiéis. No primeiro pavimento ficará ainda a secretaria paroquial para atendimento ao público. Nos outros pavimentos serão construídos escritórios para a administração e salas de catequese com capacidade para 50 pessoas e um auditório para 180 pessoas. Todos os ambientes terão tratamento acústico, climatização e itens de segurança.

O terreno onde a igreja será construída possibilita a entrada e saída em duas ruas. A entrada principal será na Rua 20 de Novembro, bem atrás da igrejinha de São José. A outra entrada e saída secundárias para os fiéis, será pela Rua Miguel Maura. “Essa nova matriz vai marcar um novo momento para a cidade. Além de ser uma referência do ponto de vista espiritual e religioso, trazendo qualidade para as celebrações e para a comunidade como um todo, ela também será uma referência no centro da cidade e uma atração para o município, enquanto atração turística”, afirmou Vinicius Ávila.

 

Compartilhe em suas redes sociais

3 thoughts on “Em clima de muita emoção, foi lançada a Pedra Fundamental da nova Igreja de São José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *