DEU CERTO: Corujão da Saúde de Fabriciano comemora 1 ano

FABRICIANO – Lançado no dia 10 de abril de 2017, o Corujão da Saúde chegou a Coronel Fabriciano com o objetivo de zerar as demandas reprimidas da Atenção Básica e de atendimentos especializados. Após um ano, o município alcança melhorias e já bate recorde de atendimentos nas Unidades em que o Programa funciona. Desde o início de sua criação, já são mais de 26.500 atendimentos clínicos, pediátricos e especializados, como oftalmologista, ginecologista, mastologista e endocrinologista. A conquista é comemorada pela administração e a população, considerando que a saúde foi apontada pelos moradores no período pré-eleitoral como o problema a ser resolvido na cidade.

Após dois meses de funcionamento, em junho de 2017, o Corujão já teve um aumento expressivo de atendimentos. Foram contabilizados 6 mil atendimentos, o  que já mostrava que sua criação mudaria o conceito de saúde em Coronel Fabriciano. Em março deste ano, na Unidade de Saúde do Bairro Santa Cruz, os números passaram de 2000 atendimentos clínicos e pediátricos, um aumento de 245% em relação ao ano passado (579 atendimentos). Na UBS do Centro, onde funciona o Corujão das Especialidades, já foram registrados mais de 9.000 atendimentos de abril de 2017 a março de 2018.

O prefeito, Dr. Marcos Vinicius, destaca a importância do Corujão e a intenção de ampliá-lo. “É uma conquista para todos. Além de recorde em atendimentos, a implantação do Corujão fez com que as filas de espera e a procura por hospitais tanto em Coronel Fabriciano, como nos municípios de Ipatinga e Timóteo, diminuíssem significativamente. O horário estendido, atendimento rápido, o reforço da atenção básica e a chegada de novos profissionais mostraram a eficiência e a importância do programa no município. Pretendemos ampliar o Programa para outra área da cidade e aumentar o número de especialidades”, afirma.

Com o Corujão, o número de atestados também foi reduzido, pois as pessoas deixavam de trabalhar para se consultarem. Além disso, a disponibilidade de horário da farmácia na Unidade Básica do bairro Santa Cruz também auxilia o paciente a obter os medicamentos, uma vez que a farmácia acompanha o horário do Corujão e funciona até as 22h.

Ricardo Cacau, Secretário de Governança da Saúde, está satisfeito com os resultados. “Comemoramos uma ano de Corujão e estamos felizes com os resultados alcançados e com a satisfação da população, que se sente acolhida e confiante com nossos serviços. Nosso objetivo é reforçar cada vez mais os atendimentos da atenção básica, para melhorar a qualidade de vida de todos e diminuir ainda mais a procura pelo Hospital, que atende urgência e emergência”, afirma.

A moradora do bairro Santa Cruz, Pâmela Helen, aprova o Programa. “Eu gostei muito do Corujão, já trouxe minha filha aqui várias vezes e fui sempre bem atendida. Esse horário ajuda bastante, pois mais pessoas conseguem vir aqui se e cuidarem.” Já Vanessa Resende, destaca a dificuldade que tinha para receber atendimento. “É a primeira vez que eu estou vindo aqui, mas meus vizinhos sempre relatam que o atendimento aqui está sendo ótimo. Depois do início do Corujão, aqui melhorou cem por cento. Antes a gente procurava a UPA de Timóteo e falávamos que a gente morava lá para receber atendimento”, conclui.

Para reforçar os atendimentos de atenção primária em Fabriciano, também foram contratados 8 clínicos gerais, 8 pediatras e 8 ginecologistas. Os ginecologistas atendem especificamente nas UBS, fora do período do Corujão. Esses profissionais dão assistência a toda à população do município, além das Equipes de Saúde da Família (ESF) que são responsáveis pela organização e atendimento em promoção à saúde.

Saiba Mais

O projeto para a criação do Corujão da Saúde, de autoria do Prefeito Dr. Marcos Vinícius, foi aprovado na Câmara de Vereadores em março do ano passado. Ele também autorizava a contratação temporária de médicos pediatras, clínicos gerais, ginecologistas e farmacêuticos para reforçarem o quadro de profissionais e atenderem a população, zerando, assim, as filas de espera que se estendiam há anos.

O Corujão da Saúde funciona na UBS do bairro Santa Cruz, de 16h as 22h com atendimentos de atenção primária, clínicos gerais e pediatras. Não é necessário agendamento. Já na UBS do Centro, ele funciona de 19h as 22h, com foco no atendimento especializado de Hematologista, Reumatologista, Ortopedista, Oftalmologista, Ginecologista, Mastologista, Endocrinologista, Cirurgião e Pneumologista.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *