sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Campanha do Outubro Rosa em Timóteo pode desengavetar mais de 400 exames de mama

TIMÓTEO – O município de Timóteo aderiu mais uma vez a campanha do Outubro Rosa. Para muitas pacientes com pedidos engavetados na Secretaria Municipal de Saúde, a campanha deveria ser chamada de “outubro preto”. Na semana passada, o JBN apurou que parte do grande número dos pedidos paralisados no TFD foi devolvido aos postos de saúde, locais que originaram os pedidos.

Na Secretaria de Saúde, a informação é de que estão aguardando a realização do exame fora da faixa etária de 50 a 69 anos, 348 mulheres, mas na realidade, este número pode chegar a 600. O Outubro Rosa é importante para a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outra agravante que preocupa as mulheres a cada campanha deflagrada do Outubro Rosa, é falta de compromisso com os resultados dos exames realizados durante a campanha e o agendamento das consultas para apresentação dos resultados. Em épocas recentes, apesar da Secretaria Municipal de Saúde informar a falta de registro, mas, inúmeras mulheres reclamam que o caminhão da mamografia veio a Timóteo, ofereceu exames, mas o resultado não apareceu até os dias de hoje.

A dona de casa Maria Aparecida, 48 anos, por exemplo, está há um ano e quatro meses esperando por um exame.

“Até agora nada. Esse mês eu fui lá, cedinho, e falaram para ir às 8h30. Voltei nesse horário, disseram que o pedido sumiu. Agora fui avisada da vinda do caminhão da mamografia”, relatou Maria Aparecida.

No caso da Rosa Morais (58), a espera pelo exame já completou seis meses. “Agora recebi um telefonema da chegada do caminhão. O mais triste é que estou desesperada, pois a cada instante fico cismada com uma possível alteração na mama”, lamentou Rosa, frisando que

“A gente fica sem saída. Tinha que sair o exame para eu poder mostrar para a médica”, reclamou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou da realização de 200 (duzentas) mamografias fora da faixa etária no mês de setembro; para outubro e novembro estão programadas 100 (cem) mamografias fora da faixa etária. Estão aguardando a realização do exame fora da faixa etária 348 mulheres, podendo diminuir esse quantitativo gradativamente.

Caminhão de Mamografia

Serão realizadas 950 (novecentos e cinquenta) mamografias pelo Caminhão, zerando a demanda atual na faixa etária de 50 a 69 anos. A Unidade Móvel de Mamografia (Caminhão de Mamografia) é uma parceria com o governo do estado. Ficará instalado na Praça 1° de Maio, no período de 12 de novembro a 07 de dezembro de 2018. Serão 19 (dezenove) dias úteis de atendimento, sendo realizadas 25 (vinte e cinco) mamografias pela manhã e 25 à tarde.

O resultado será enviado à Secretaria Municipal de Saúde em média dois meses após a realização do exame, sendo estes devidamente destinados à UBS/ESF da área de abrangência da usuária e às Unidades mais próximas das áreas não cobertas pela Equipe de Saúde da Família (ESF).

Em relação a casos de falta de entrega de resultados da edição anterior de Mamografia, não foi possível coletar essas informações.

Após a realização da Mamografia, em caso de diagnóstico de alguma alteração, a usuária será encaminhada ao Setor de Regulação/TFD para agendamento de consulta especializada para seguimento, acompanhamento e tratamento.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *