sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesSaúde

SAMU Ipatinga comemora melhorias em 15 meses de gestão

IPATINGA – Após um ano e quatro meses de gestão do atual governo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ipatinga comemora muitas melhorias, que resultaram em mais mobilidade e maior eficácia no atendimento. Estão sendo utilizados novos equipamentos e novas instalações, significando melhor resposta nos serviços prestados à sociedade.

Foram duas novas ambulâncias de Suporte Básico adquiridas em 2017 e, agora, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de receber, até junho, mais três viaturas para fazer frente aos chamados de emergência. Após a chegada destes veículos, 100% da frota do SAMU Ipatinga estará renovada.

jesus e samu
O prefeito Jésus conheceu as instalações do SAMU Ipatinga no Hospital Municipal Eliane Martins.

Na manhã desta segunda-feira (16), acompanhado da secretária municipal de Saúde, Claudiana Azevedo, o prefeito de Ipatinga, Jésus Nascimento, visitou a atual base do serviço que, desde dezembro, funciona dentro do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), no bairro Cidade Nobre. O chefe do Executivo fez questão de cumprimentar os profissionais do SAMU, que na última sexta-feira (13) receberam 73 novos uniformes, além de equipamentos de proteção individual.

“Felizmente, nosso governo vem viabilizando uma sucessão de investimentos, especialmente na área da Saúde. Saímos de uma situação precária na Central de Regulação antiga, que há muitos anos não recebia nenhum tipo de melhoria de infraestrutura, e hoje estamos vivendo outra realidade. Agora, nós estamos dentro da nossa principal unidade hospitalar, que subsidia aos profissionais toda estrutura para realização de atendimentos de qualidade à população”, destacou a secretária de Saúde, Claudiana Azevedo.

“Nosso foco é fazer uma gestão parceira e integrada com os profissionais, a fim de melhorar a assistência à população, com maior rapidez, eficiência e menores custos”, afirmou o prefeito Jésus Nascimento.

SAMU de Ipatinga

Desde sua implantação, o SAMU Ipatinga presta atendimento 24 horas, através de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado gratuitamente pelo número “192” e acionado pela Central de Regulação de Urgência.

Desde janeiro deste ano, o serviço registrou mais de 3.000 atendimentos por chamadas telefônicas. Além disso, contabilizou-se uma redução de 12% nos trotes direcionados ao número “192”. Atualmente, o SAMU Ipatinga conta com quatro viaturas para atender a população, sendo uma de Suporte Avançado e três de Suporte Básico.

O SAMU realiza os atendimentos a residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas, técnicos auxiliares de regulação médica, radio-operadores, administrativos. O trabalho em equipe começa no recebimento do chamado de socorro, prosseguindo até o desfecho com a assistência especializada no local.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *