Copasa marca presença na Expo Inox em Timóteo

Os visitantes irão conferir uma maquete que mostra o tratamento preliminar de esgoto feita com equipamentos fabricados em aço inox

TIMÓTEO –  O inox e suas versatilidades estão diretamente ligados ao cotidiano da população de Timóteo. A cidade, que é conhecida como a “capital do inox”, recebe, de 14 a 16 de junho, das 18h às 23h, a segunda edição da Expo Inox. A iniciativa será realizada no Clube Alfa e propõe uma troca de conhecimentos sobre as novas aplicações para os aços inoxidáveis. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), já confirmou, mais uma vez,  sua participação no evento.

A Copasa irá apresentar uma novidade para os participantes: uma maquete que demonstra o tratamento preliminar de esgoto, que conta com equipamentos fabricados em aço inox, que serão utilizados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Timóteo e Coronel Fabriciano. A unidade de pré-tratamento de efluentes integra a função de peneiragem, desarenamento e desengorduramento (óleos e gorduras), num só equipamento, sem emissão de odores. A Companhia adquiriu duas unidades, que já estão em processo de fabricação.

“Em razão do município de Timóteo ser considerado como a ‘capital do  inox’, a Copasa buscou novas tecnologias nesses materiais para o tratamento preliminar de esgoto. É um projeto moderno, já utilizado no Brasil por outras empresas, e, pela primeira vez, utilizado pela Copasa”, destaca o superintendente Operacional Vale do Rio Doce e Vale do Aço, Albino Campos.

No estande da Companhia, os visitantes também poderão conferir todo o processo de tratamento da água, através da exposição da  Mini Estação de Tratamento de Água; a evolução da obras de ampliação do Sistema de Esgotamento sanitário de Timóteo e da Estação de Tratamento de Esgoto ETE Timóteo e Coronel Fabriciano com fotos; além de uma maquete eletrônica da Estação de Tratamento de Esgoto que tratará os esgotos das cidades.

Mais benefícios para Timóteo e Coronel Fabriciano

Com um investimento de R$ 87,5 milhões, a ampliação do sistema integrado de esgotamento sanitário irá beneficiar em torno de 165 mil pessoas em Timóteo e Coronel Fabriciano. Até o momento, cerca de 79% da obra estão concluídos. A estimativa é que o empreendimento, iniciado no final de 2014, seja finalizado ainda em 2018.

As obras contemplam a construção de 11.500 metros de redes coletoras de esgoto (tubulações de menor diâmetro implantadas em vias públicas para coletar os esgotos das residências, comércios e indústrias); 31.160 metros de interceptores (tubulações de grande porte implantadas ao longo dos córregos e rios para receber os esgotos das redes coletoras); nove elevatórias de esgoto (unidades de bombeamento do fluxo de esgoto para um nível mais elevado); 7.200 metros de linhas de recalque (responsáveis por levarem os esgotos até a ETE); uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de um laboratório para realização das análises de esgoto e aquisição de materiais, terrenos e equipamentos.

Expo Inox

Pela segunda vez na cidade de Timóteo, a Expo Inox é um evento que propõe a troca de conhecimentos entre expositores e visitantes. Um dos maiores propósitos da feira, é a discussão e implementação de novas tecnologias e aplicações para os aços inoxidáveis. A intenção é que ao longo dos anos, a feira se torne a maior divulgadora das novas tecnologias e também o maior ponto de encontro dos empreendedores que trabalham com esse metal nobre e de grande versatilidade.

SERVIÇO

Data: 14, 15 e 16/06

Hora: 18h às 23h

Local: Clube Alfa

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *