segunda-feira, abril 27, 2026
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Banda Tcharas retorna aos palcos no dia 28 de abril para resgatar a memória cultural de Timóteo

TIMÓTEO – Um dos nomes mais queridos da cena musical do Vale do Aço nas décadas de 1980 e 1990 está de volta. A Banda Tcharas, liderada pelo músico e compositor Edézio Silveira Costa, retoma suas atividades e promete emocionar o público com um espetáculo que une nostalgia, identidade regional e música autoral.

Em entrevista concedida neste domingo ao JBN, Edézio confirmou o retorno do grupo, destacando o caráter simbólico da retomada. “A Banda Tcharas ressurge como um marco cultural de Timóteo”, afirmou. O novo show, intitulado “Jhamaica”, reúne composições originais, além de um cenário e repertório que revisitam momentos marcantes vividos pela população local e por toda a região do Vale do Aço.

A estreia está marcada para o próximo dia 28 de abril, integrando a programação oficial de aniversário do município. Segundo Edézio, a proposta do espetáculo vai além da música: “Queremos reviver a história da banda e celebrar a memória cultural da cidade, valorizando nossas raízes e nossa trajetória”.

Trajetória consolidada

Natural de Timóteo, Edézio Silveira nasceu em 1961 e iniciou sua carreira artística na década de 1980. Influenciado pelo ambiente cultural efervescente da região, destacou-se como instrumentista e vocalista em apresentações locais, desenvolvendo um estilo que mescla música popular brasileira e reggae.

Com o tempo, passou a liderar projetos musicais que circularam por festivais e eventos em diversas regiões do país. Dessa trajetória surgiu o embrião da Banda Tcharas, que viria a se consolidar como um dos principais grupos da cena regional.

Com dois álbuns gravados, a banda emplacou canções que marcaram época, como “Jhamaica”, “Lambuzar” e “Luz da Lua”, conquistando reconhecimento também fora de Minas Gerais.

Projeção internacional

A Banda Tcharas dividiu palco com artistas e grupos consagrados como Elba Ramalho, Tribo de Jah, Asa de Águia – Foto Arquivo

Ao longo de sua história, a Banda Tcharas levou o nome de Timóteo ao exterior, participando de festivais internacionais na Itália, incluindo o tradicional Festival de Inverno Latino-Americano de Turim. A experiência consolidou o grupo como representante da música brasileira em palcos internacionais.

Edézio também acumulou parcerias com importantes nomes da música nacional, dividindo palco com artistas e grupos consagrados como Elba Ramalho, Tribo de Jah, Asa de Águia, Chiclete com Banana, entre outros. A banda marcou presença em eventos de grande porte, como a Lavagem da Orla de Vila Velha (ES), carnavais fora de época e festivais como o Canta Minas, da Rede Globo.

Novo momento

Com o amadurecimento do projeto artístico, a Banda Tcharas evoluiu para uma formação mais estruturada, reunindo músicos da região e ampliando sua atuação no circuito cultural.

Agora, com o retorno aos palcos, o grupo aposta na força da memória afetiva e na renovação de seu repertório para reconectar diferentes gerações. A expectativa é de que o espetáculo “Jhamaica” reafirme o papel da banda como símbolo da identidade cultural de Timóteo e do Vale do Aço.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *