Operação Consciência Negra: BR-381 receberá 370 mil veículos no feriado em MG

REDAÇÃO – A Nova 381 Concessionária de Rodovia dará início nesta quarta-feira, 19, à Operação Consciência Negra. No feriado, a BR-381 deverá ter um aumento de 10% no tráfego, com a passagem de 367 mil veículos no trecho de Caeté a Governador Valadares.
Até segunda, 24, o trecho receberá atenção especial no monitoramento e no recurso operacional com reforço do efetivo. O objetivo é garantir a pronta-resposta e a eficiência dos serviços mesmo no período de demanda maior.
A atenção estará concentrada ainda entre Caeté e João Monlevade, segmento que espera a circulação de 54% de todo o tráfego previsto. Serão cerca de 200 mil veículos somente neste trecho.
Nos 303 quilômetros de extensão sob gestão da Nova 381, o tráfego será monitorado sem interrupções, além do reforço com as viaturas de inspeção de tráfego. Nas sete bases de atendimento ao usuário, com atendimento 24h, o usuário tem à disposição área climatizada com totem de teleatendimento e opção de pagamento do pedágio, bebedouro, sanitários e conexão à internet gratuita. Informações sobre rotas, condições de tráfego ou solicitação de recurso operacional estão disponíveis pelo 0800 0 381 381 ou pelo aplicativo Nova 381, disponível para download nas lojas de aplicativo gratuitamente.
Viaje com segurança
A Nova 381, com base em ocorrências mais comuns no trecho que administra, orienta o condutor sobre a manutenção preventiva com o objetivo de seguir viagem em segurança. Pneus gastos, problemas mecânicos e elétricos estão entre os principais tipos de chamados. A dica é fazer a checagem da iluminação, sistema de freios, verificar o nível do óleo e do reservatório de arrefecimento, calibrar pneus e verificar as condições de rodagem. Outra dica é não ficar parado por falta de combustível. Calcular a rota e verificar o nível do tanque é fundamental para evitar pane seca.
“A atenção ao volante é mais uma dica indispensável. Adotar a direção defensiva, seguir a sinalização e respeitar os limites de velocidade são condições imprescindíveis para chegar ao destino com tranquilidade. E lembrar que o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo”, afirma Diego Dutra, gerente de Operações da Nova 381.
Programe-se
Ao viajar pela BR-381, o condutor deve estar atento à operação dos novos pórticos do pedágio eletrônico. Em Caeté, o pórtico está localizado no Km 411,850; em João Monlevade, km 345,270; Jaguaraçu, km 280,150; Belo Oriente, km 227,5; e em Governador Valadares, no quilômetro 176,5.
Motocicletas estão isentas de tarifa. Veículos com tag têm descontos nas tarifas:
– Auto e Caminhão | DBT – Desconto Básico da Tarifa – 5% de desconto;
– Somente Auto | DUF – Desconto de Usuário Frequente – a partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês, o usuário passa a receber descontos adicionais e progressivos sobre a última tarifa paga. Quando atingir a 30ª passagem, o valor com desconto se mantém fixo até o fim do mês.
Os valores das passagens são cobrados a cada ciclo de pagamento das operadoras de tags para veículos com os adesivos. Para veículos fora desta modalidade há alternativas. A Nova 381 oferece a facilidade de pagar a tarifa a qualquer hora pelo aplicativo Nova 381, disponível nas lojas de aplicativos. Nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) também é possível pagar nos totens de atendimento, instalados ainda em postos de serviço ao longo do trecho: são 25 equipamentos entre Caeté e Governador Valadares e que aceitam o pagamento via Pix, crédito e débito. Outra opção é consultar valores e efetuar o pagamento pelo site pedagioeletronico.
