sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesPolítica

Vereador José Fernando se declara candidato a presidente da Câmara de Timóteo

Vereador José Fernando durante entrevista ao JBN – Foto IsaReis

Timóteo – Apesar de a eleição para a presidência da Câmara de Timóteo está marcada para 1º de janeiro de 2021, durante a cerimônia oficial de posse dos vereadores eleitos no último mês de novembro, a movimentação para o pleito já foi iniciada e com bastante intensidade.

Os nomes já confirmados e de conhecimento do JBN são: Raimundinho (PSB), Luiz Perdigão (PSB) e Geraldo Gualberto (PSC). Entre os novatos também se ventila o nome de Conceição Reis (MDB).

Nesta quarta-feira (16) participando do espaço Dedo de Prosa no JBN, o vereador José Fernando Peixoto (REDE), que caminha para o segundo mandato consecutivo, confirmou também a sua candidatura à presidência.

Durante a conversa com o jornalista Paulo César Reis, Dr. José Fernando declarou está empolgado com a possibilidade de assumir a presidência da Casa Legislativa, porque entende que o Poder Legislativo é uma possibilidade de colaborar com o crescimento do município, a partir de um trabalho coletivo com a participação dos 15 vereadores. “Tenho certeza de que valorizando o mandato de cada vereador, ele se sentirá em condição de se movimentar em favor da qualidade de vida da população em geral”, explicou.

Na oportunidade, José Fernando Peixoto revelou que neste primeiro mandato que se encerra no dia 31 de dezembro, poderia ter sido o candidato de consenso de um determinado grupo político, mas, abriu mão da presidência naquela ocasião porque queria aprender um pouco mais sobre a função do vereador. “Mas desta vez, estou convicto de posso colocar o meu nome para apreciação dos colegas vereadores, porque me sinto preparado para conduzir o parlamento Timotense com sabedoria, respeito ao mandato de cada parlamentar, e respeito a cada servidor que compõe o quadro funcional da Casa Legislativa”, destacou.

O vereador José Fernando disse depositar muita esperança e confiança no prefeito Douglas Willkys, no vice-prefeito José Vespasiano, e na nova Câmara, no que se refere ao desenvolvimento de ações que possam atrair novos investidores para o município, gerando renda e muito emprego.

A eleição

Falar sobre a mesa diretora de uma Câmara Municipal pode parecer algo muito técnico, mas ela é fundamental para o funcionamento do Legislativo. A mesa diretora é composta por um presidente, vice-presidentes, secretários e suplentes, dependendo do tamanho da Câmara. Os integrantes são eleitos de acordo com o regimento interno de cada Casa. E uma das principais funções da mesa diretora é definir qual projeto de lei vai ou não vai ser votado em plenário. O presidente da Câmara Municipal tem o que se chama na ciência política de poder de agenda, que é o poder de definir, muitas vezes junto com prefeito, o que será votado nos próximos dias e nas próximas semanas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *