domingo, abril 28, 2024
CidadesDestaques

Trânsito de caminhões pesados na área urbana de Fabriciano estará restrito a partir da próxima segunda-feira

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano anuncia o Decreto Municipal 8.472/2023 que restringe a circulação de veículos pesados em trechos estratégicos da área urbana. Pela a nova regra, está proibido o tráfego de caminhões acima de 23 toneladas em algumas vias dos bairros Centro, Amaro Lanari, Santa Terezinha e Mangueiras, das 7h às 22h. A nova regra entra em vigor na próxima segunda-feira, 29/1.

A restrição vale para as seguintes ruas e avenidas: Av. Brasília (Amaro Lanari); Av. de Ligação entre os bairros Amaro Lanari e Mangueiras; Av. JK (Mangueiras); Rua Antônio Mascarenhas (Santa Terezinha); Av. Rubens Siqueira Maia (Centro) e em todas as vias do Centro da cidade. Ainda conforme o decreto, a “proibição (…) se estende do bairro Amaro Lanari até a ponte de ligação (ponte nova) entre Fabriciano e Timóteo”.

O objetivo da Prefeitura é preservar a malha viária da cidade, com destaque para as ruas listadas no decreto que não comportam o tráfego de veículos pesados.

“As características viárias de nossa cidade não comportam o tráfego de veículos pesados. O aumento significativo dessa frota que, na maioria dos casos, tem como destino a BR-381 e outros municípios, aliada a questões de segurança e melhor mobilidade urbana, fez com que essa proibição fosse instituída”, justifica o secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Fabrício Farias.

VEÍCULOS PESADOS E COM TRÊS EIXOS

Conforme o decreto, são considerados veículos pesados aqueles com peso bruto total acima de 23 toneladas (peso do veículo somado a carga ou lotação). A proibição também vale para veículos com mais de três eixos. A restrição de circulação vale para todos os dias, inclusive aos finais de semana. As novas regras seguem o Código Brasileiro de Trânsito.

BLITZ EDUCATIVA E FISCALIZAÇÃO

Para garantir que a nova regra seja cumprida, a Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos – Gerência de Mobilidade de Transporte e Trânsito – vai sinalizar as ruas diretamente afetadas pela nova norma com faixas informativas sobre a restrição de tráfego e horário.

Nas duas primeiras semanas, serão feitas blitz educativas nas vias e entradas da cidade para orientar os condutores, com destaque, de caminhões sobre a proibição do trânsito. O município também dará ampla publicidade ao disposto no Decreto 8.472/2023 em seus canais oficiais de comunicação (site, redes sociais) e imprensa regional.

Os agentes de trânsito do município serão responsáveis por fiscalizar, autuar e aplicar medidas administrativas de trânsito para assegurar o cumprimento do disposto no decreto. O município terá o apoio da Polícia Militar tanto na etapa educativa, de orientação dos motoristas quanto na fiscalização.

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “Trânsito de caminhões pesados na área urbana de Fabriciano estará restrito a partir da próxima segunda-feira

  • Juliana

    E quem mora nos bairros? Como entra com o caminhão? E oficinas locais ? E as cargas que teem que ser entregue nos comércios e residência que dependem da mercadoria ?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *