terça-feira, abril 30, 2024
DestaquesPolícia

Tenente Ulli Cristina é a primeira policial feminina da PMMG a participar do Curso “Espora Dourada” ministrado pelo Exército Brasileiro

Foto divulgação PMMG
REDAÇÃO – No final do mês de janeiro, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), vai encaminhar a 1º Ten Ulli Cristina Bernardo Gomes, para participar do curso (Espora Dourada) de Instrutor da Escola de Equitação do Exército, na cidade do Rio de Janeiro, sendo a primeira oficial feminina, na PMMG, a receber a capacitação. O curso tem origem na Escola de Equitação na cidade de Saumur, na França, que realizou um intercâmbio de instrução no Brasil em 1920. A disciplina Saltadores é uma das heranças mais tradicionais que unem as duas escolas.
O Curso de Instrutor é uma pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com duração de, aproximadamente seis meses no formato EAD e 10 meses presenciais com dedicação exclusiva. Dentre as disciplinas ministradas estão Salto, Adestramento, Concurso Completo de Equitação, Saltadores, Pólo, Iniciação, Hipologia, Emprego Militar de Equídeos e Organização de Concursos.
 A Polícia Militar envia oficiais para o referido curso desde o ano de 1965. Por ser um curso muito concorrido, são poucos os “Esporas Douradas” existentes na instituição. No entanto, devido à importância para o bom desenvolvimento das atividades do RCAT, que vai desde a habilitação de militares para o policiamento montado, na iniciação do animal para a referida atividade, compreensão dos equipamentos necessários, dentre vários outros, para o bom assessoramento à Unidade de Cavalaria, o comando da Instituição tem primado pelo envio de oficiais ao referido curso.
 A 1º Ten Ulli é aspirante à oficial de 2020. Após sua declaração a oficial foi designada para o Comando de Policiamento Especializado (CPE), sendo atualmente lotada no Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes A oficial realizou diversos treinamentos complementares visando aperfeiçoar-se no cumprimento da missão, dentre os quais: Patrulhamento em local de Alto Risco (PLAR) realizado pelo BOPE; Estágio Básico de Operador em Controle de Distúrbios (EBOC), pelo BPChq, Curso de Policiamento Montado e Curso de Choque Montado realizados pelo RCAT, Curso de Especialização Profissional (CEP) em Tropa Montada para tenentes e capitães na Polícia Militar de São Paulo (PMSP).
Fonte: PMMG

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *