domingo, junho 23, 2024
DestaquesMeio Ambiente

RHI Magnesita realiza ações educativas no mês do meio ambiente

REDAÇÃO – A degradação ambiental e a vulnerabilidade aos efeitos da mudança climática têm dado ao Brasil um sinal de alerta. Em junho, mês que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a RHI Magnesita realiza atividades para conscientizar a comunidade e os colaboradores que todos podem fazer alguma coisa em prol da preservação da fauna, da flora e do meio ambiente como um todo. Para isso, a companhia criou a campanha “Cuidar do meio ambiente é dar fôlego à vida”. As ações estão ocorrendo em todas as unidades da multinacional no Brasil e na Argentina; e em escolas em Minas Gerais e na Bahia.

As ecobags feitas pelas mulheres do projeto social de capacitação profissional e empoderamento feminino da empresa, o Costurando Amor, estão sendo distribuídas para sensibilizar quanto à reutilização de produtos e redução do uso de sacolas plásticas, por exemplo.

O Gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita na América do Sul, Carlos Eduardo Rodrigues, afirma que a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são compromissos prioritários para a companhia. “Para alcançar uma sociedade ecologicamente sustentável, é fundamental aumentar a conscientização e o envolvimento social. Acreditamos que, unidos, podemos promover mudanças significativas para o meio ambiente”, destaca Rodrigues.

Vários alunos de escolas públicas nos municípios de Santaluz (BA), Brumado (BA) e Ponte Alta/ Uberaba (MG) estão participando de palestras e dinâmicas sobre a degradação ambiental e a consequência da mudança climática, contaminação de solos, recuperação de área degradada, entre outros temas relevantes.

Em Brumado, os estudantes também estão tendo a oportunidade de visitar o viveiro de mudas da RHI Magnesita, o primeiro da companhia na América do Sul que, atualmente, possui três. Na ocasião, eles aprendem sobre todo o processo de produção de mudas, com possibilidade de plantar mudas pela trilha ecológica da unidade.

Já para os colaboradores, além das palestras e dinâmicas, a empresa disponibilizou uma plataforma gamificada desenvolvida especialmente para a campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente, com trilha educativa que visa conscientizar sobre a importância de preservar o ambiente. Em uma das unidades de Contagem (MG), há uma exposição de maquetes com simulação de chuvas, solo contaminado e recuperação de terreno.

 Sustentabilidade

O crescimento sustentável é um pilar da estratégia global da RHI Magnesita até 2025. Como signatária do Pacto Global, a empresa está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A companhia investe continuamente em iniciativas que abrangem desde o reflorestamento até a reciclagem de seus resíduos refratários.

A empresa possui três viveiros de mudas na América do Sul: em Brumado (BA), Onça do Pitangui (MG) e Coronel Fabriciano (MG). O quarto viveiro da companhia será inaugurado no 2º semestre deste ano, em Uberaba (MG).

A reciclagem de refratários realizada pela RHI Magnesita contribui diretamente para a redução de CO2 emitido em suas operações. Em 2023, a empresa coletou cerca de 30 mil toneladas de resíduos refratários no Brasil, destinando-os ao reaproveitamento. O uso de minerais circulares resultou em quase 47 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) que deixaram de ser emitidas no meio ambiente.

Sobre a RHI Magnesita

A RHI Magnesita é o fornecedor líder global de produtos, sistemas e soluções refratárias de alta qualidade que são essenciais para processos de alta temperatura, superiores a 1.200°C, em uma ampla variedade de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro. Com uma cadeia de valor verticalmente integrada, de matérias-primas a produtos refratários e soluções totalmente baseadas em desempenho, a RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com cerca de 16.000 funcionários em 47 unidades de produção, 8 instalações de reciclados e mais de 70 escritórios de vendas. A RHI Magnesita pretende expandir ainda mais em mercados de alto crescimento, aproveitando sua liderança em receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada.

O Grupo mantém uma listagem premium na Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária no segmento principal da Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse). Para mais informações, visite: www.rhimagnesita.com.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *